MP empossa Francisco Esmone Teixeira como novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça
Francisco Esmone Teixeira foi promovido a Procurador de Justiça, pelo critério de merecimento, durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público, realizada em fevereiro deste ano.
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia deu posse ao Promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira no cargo de Procurador de Justiça, na terça-feira (02/04), em sessão solene do órgão, ocorrida no edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.
Após firmar o compromisso e assinar o termo de posse, o novo Procurador foi condecorado pelo presidente do Colegiado, o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público, no grau Grã-Cruz.
Francisco Esmone Teixeira foi promovido a Procurador de Justiça, pelo critério de merecimento, durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público, realizada em fevereiro deste ano.
O novo Procurador foi aprovado no VI Concurso de ingresso na Carreira do MPRO em 1992. Atuou nas Promotorias de Justiça de Rolim de Moura e Guajará-Mirim, tendo sido promovido à 3ª Promotoria de Justiça de Porto Velho em 1997. Em 2012, assumiu a 1ª Titularidade da 10ª Promotoria de Justiça da Capital, alterada para 23ª Promotoria, onde exerceu suas funções até a atual promoção. Francisco Esmone também foi Diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI).
Em seu discurso de posse, o novo Procurador fez uma reflexão sobre as atribuições concedidas ao Ministério Público pela Constituição Federal de 1.988, pontuando o caráter resolutivo de que a Instituição foi investida para a solução e prevenção de conflitos, estabelecendo um paralelo com sua trajetória profissional como membro da Instituição.
“Esse modelo resolutivo vem para buscar o consenso e pacificar a sociedade, produzindo resultados mais seguros e duradouros. Não posso deixar de mencionar que tive a oportunidade de crescer junto com o Ministério Público de Rondônia, que, a cada passo, se firmava e se fortalecia perante a sociedade como um dos mais respeitados e atuantes, tendo em seus quadros renomados e dedicados profissionais”, destacou.
Ao final, o Procurador empossado reiterou seu compromisso com a causa e missão institucionais. “Os ideais que me trouxeram ao Ministério Público do Estado de Rondônia continuam vivos em mim no momento em que tomo posse no honroso cargo de Procurador de Justiça, com o mesmo desejo de transformar a realidade em que vivemos, a partir da Constituição e das leis”, ressaltou.
Em nome do Colégio de Procuradores, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca saudou o empossado, lembrando sua competente atuação junto ao Centro de Controle Institucional, à época em que Fonseca foi Corregedor-Geral do MP/RO. “Para mim, é motivo de muito orgulho receber o empossado em nosso Colegiado. Seja muito bem-vindo”, disse.
Francisco Esmone também foi saudado pela Diretora de Prerrogativas Funcionais da Associação do Ministério Público do Estado de Rondônia (Ampro), Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, que o felicitou pela assunção ao cargo e falou sobre a importância que terá a atuação do empossado no segundo grau. “A atuação no segundo grau é um novo campo de batalha, com relevantes lutas pela posição e interesses do Ministério Público. Todas as vitórias alcançadas no segundo grau balizarão a atuação de Promotores de Justiça do Estado e a defesa da sociedade se pautará nessa jurisprudência”, afirmou a Promotora, que ressaltou a competência e responsabilidade do novo Procurador de Justiça.
Estiveram presentes à solenidade de posse, integrantes do Ministério Público de Rondônia, do Poder Judiciário, da Polícia Civil, além de familiares e amigos do empossado.
Tudo Aqui leva serviços para a comunidade neste sábado em mutirão promovido pelo TRT Rondônia na Zona Leste de Porto Velho
Os serviços do governo de Rondônia serão prestados à comunidade pela equipe do Tudo Aqui, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Agevisa alerta para os riscos de compra de medicamentos para emagrecer pela internet
A coordenadora de Vigilância Sanitária lembra que cabe ao consumidor ser crítico e responsável com a própria saúde no momento de consumir medicamentos sem prescrição médica, tanto de revendedores presenciais quantos os virtuais, pela internet.
OAB, CNBB e mais 159 entidades assinam manifesto em defesa do Supremo
A democracia e a convivência solidária não permitem um retrocesso institucional”, acrescenta o texto.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook