MP Itinerante chega com prestação de serviços sociais e proteção a crianças e adolescentes
Os membros e servidores do Ministério Público de Rondônia (MPRO), acompanhados dos órgãos parceiros, se concentraram na Escola Estadual Primavera nesta quinta-feira
Após passagem pelos municípios de Mirante da Serra, Nova União e Governador Jorge Teixeira, o projeto MP Itinerante 2024 chegou a Theobroma nesta quinta-feira (7/3). Até o início da tarde, mais de 4 mil atendimentos haviam sido ofertados durante a passagem do projeto na região central do Estado de Rondônia. A ação é uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, sob coordenação do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI).
Os membros e servidores do Ministério Público de Rondônia (MPRO), acompanhados dos órgãos parceiros, se concentraram na Escola Estadual Primavera nesta quinta-feira. No local, alunos da própria unidade de ensino se voluntariaram para colaborar com a programação e ajudar na distribuição de senhas.
O engajamento dos estudantes aconteceu em todos os municípios percorridos pelo MP Itinerante nesta semana. Para o Diretor do CAOP-UNI, Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, essa é mais uma forma de o MPRO se aproximar da população, gerando interesse das crianças e adolescentes em participar da vida pública e em comunidade.
Outra parte dos estudantes conheceu as atribuições do Ministério Público durante palestras do Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, e do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira. Os alunos ouviram sobre as estratégias das instituições para defender os direitos de cada cidadão, sobre o papel fiscalizador e como funciona, na prática, o cotidiano de promotores, procuradores e demais integrantes da administração ministerial.
Ainda no campo de defesa das crianças e adolescentes, o Promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior, com o apoio de representantes do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV), realizou reunião com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Theobroma para iniciar tratativas sobre a implementação da escuta especializada e tirar dúvidas sobre o fluxo de atendimento, acolhimento e de atuação protetiva. O Promotor de Justiça também realizou reunião com professores em Theobroma tratando sobre problemas como indisciplina, comportamentos e atos infracionais por alunos.
Prestação de serviços — Durante todo o dia, as instalações da escola Primavera ficaram lotadas, demonstrando a adesão da população ao projeto.
Entre os serviços mais procurados estão a emissão de CPF e Carteira de Identificação Nacional, de Título de Eleitor, de Carteira de Trabalho, Passe Livre para idosos, alistamento militar e cadastro de serviços sociais, além da busca por orientações nas áreas trabalhistas, de meio ambiente, agricultura e de planejamento estratégico de servidores municipais.
MP confirma participação em Pacto Estadual Criança Protegida
Luana Rocha explicou que há uma preocupação com as vítimas, de modo em geral, em especial as crianças
Regulamentação do Uber ignora segurança de passageiros e motoristas
Ao manter foco na questão econômica, o governo perde oportunidade de contribuir para a segurança de motoristas e passageiros
Recursos sobre responsabilidade contratual por tributos alfandegários serão julgados pela Segunda Seção
De acordo com o processo, duas empresas celebraram contrato de compra e venda de mais de quatro mil toneladas de cabos de alumínio, os quais ingressaram no Brasil pela Zona Franca de Manaus
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook