MPRO recomenda atualização do sistema de controle de frequência dos servidores da Saúde
O instrumento investiga possível prática de ato de improbidade administrativa relacionada a falhas no controle de jornada por parte da Administração
O Ministério Público do Estado de Rondônia expediu recomendação ao Município de Pimenteiras do Oeste, solicitando que seja atualizado o sistema de controle de frequência diária de todos os servidores da área de Saúde, em especial daqueles lotados na Unidade Básica de Saúde Justino Maciel Leite. A ferramenta deverá registrar a entrada e saída dos servidores, bem como apresentar informações acerca de férias, licenças e folgas.
No documento, o MP orienta que sejam adotadas as medidas necessárias para que o quadro funcional possa informar sua frequência diária, independente da realização de atividades fora do seu local de trabalho, sendo tais ações anotadas no registro. Também pede que seja feita designação de servidor de carreira do Departamento de Recursos Humanos ou do setor equivalente para aferir o controle mensal do horário dos profissionais de saúde.
Outra medida indicada refere-se à realização mensal de desconto, na folha de pagamento do profissional da saúde, do valor correspondente às horas não registradas sem justificação legal, as quais serão consideradas como não trabalhadas, sem prejuízo de eventuais procedimentos administrativos.
A recomendação foi emitida pela Promotora de Justiça Analice da Silva, considerando, entre outros pontos, que o registro de frequência é o mecanismo apto a comprovar a prestação de serviços, permitindo o consequente pagamento de remuneração. A integrante do MP pontua que o recebimento indevido de remuneração, sem que se tenha exercido as atividades, implica a prática de infrações de natureza cível e criminal.
O MP adverte ser dever do servidor público municipal apresentar-se ao serviço de modo assíduo e pontual, cumprindo adequadamente a carga horária estipulada para o seu cargo. A recomendação nº 07/2021 foi expedida no âmbito de Inquérito Civil Público nº 022/2020/PJCER, que apura supostas irregularidades no cumprimento e fiscalização de jornada de trabalho na Unidade Básica de Saúde Justino Maciel Leite.
O instrumento investiga possível prática de ato de improbidade administrativa relacionada a falhas no controle de jornada por parte da Administração.
Conforme o MP, no local foram observadas várias imprecisões no sistema de ponto, além dos períodos sem qualquer informação quanto ao cumprimento da carga horária, sem justificativa.
Mais de 1,5 mil procedimentos foram realizados no Barco Hospital durante missão em Surpresa, distrito de Guajará-Mirim
Governo de Rondônia finalizou a 21ª missão da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo na última semana
Projeto “Enxergar” vai atender mais de mil pacientes que estão na fila de espera por cirurgia oftalmológica
As cirurgias e demais atendimentos vão acontecer em Cacoal e Jaru simultaneamente
Record proíbe âncoras de emitirem opinião, após ser chamada de comunista por assessor de Bolsonaro
Depois que a âncora do Fala Brasil, da Rede Record, Mariana Godoy, classificou a live de Jair Bolsonaro sobre a “fraude” da urna eletrônica como “bizarra”, a emissora proibiu os âncoras de emitirem opiniões
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook