Plenário do Tribunal do Júri de Cacoal recebe o nome do advogado Antônio Paulo dos Santos

Homenagem póstuma foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça, após indicação da OAB

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 03 de agosto de 2021 às 10:30
Plenário do Tribunal do Júri de Cacoal recebe o nome do advogado Antônio Paulo dos Santos

Uma solenidade simples e marcada pela reverência a um dos pioneiros da Advocacia na Comarca de Cacoal, que, além do nome, tem agora registrada a imagem plácida e reflexiva na entrada do Plenário do Tribunal do Júri. A solenidade em homenagem ao advogado Antônio Paulo dos Santos, com o descerramento da placa em sua homenagem, fixada no segundo andar do Fórum Desembargador Aldo Castanheira, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 30. Devido às restrições para prevenção da covid-19, a solenidade não teve convidados, apenas familiares e representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia, Ministério Público e Ordem dos Advogados participaram da cerimônia, que teve transmissão pelo canal do TJRO, no YouTube. O homenageado faleceu em 2013.

Como dito nas palavras do juiz auxiliar da Presidência, Guilherme Ribeiro Baldan, que falou em nome do Tribunal de Justiça, a aura do homenageado esteve presente durante o encontro, repleto de saudade, mas também com o humor e cordialidade que eram peculiares do Dr. Paulo. Juiz na comarca no início da carreira, Baldan conviveu com o advogado e a família e pôde testemunhar em suas palavras a justeza e honorabilidade da decisão institucional de nominar o plenário do júri com o combativo advogado. O juiz auxiliar e secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, representou o desembargador Paulo Mori, presidente do TJRO, no descerramento da placa, e externou a satisfação em poder prestar essa homenagem ao causídico. Forti entregou uma lembrança à viúva, Abigail dos Santos, logo após a placa ser revelada ao público, pelas mãos da esposa do Dr. Paulo e da juíza de direito Emy Karla Yamamoto, diretora do fórum de Cacoal.

Também advogado, como o pai, Flávio Luiz dos Santos falou em nome da família. Disse que todos se sentem lisonjeados pela homenagem, pois o advogado Paulo foi muito importante para a Advocacia na região, ainda mais no Plenário do Júri: “é um ambiente em que a gente luta muito pela aplicação da Justiça”, afirmou.

O presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes Nunes, lembrou que o pioneiro era respeitado por todos: “um advogado combativo e respeitoso”. Em seu discurso, no qual se referiu várias vezes ao homenageado como “tio Paulo”, destacou as qualidades de temperança e humildade e celebrou o fato de que, no início da carreira, teve a satisfação de dividir com o Dr. Antônio Paulo os espaços do fórum e os eventos da OAB local. A promotora de Justiça Karine Stellato também participou da solenidade.
A38A7811 5 redimensio

História de vida

A38A7731reduzida destaque

A decisão de nomear o Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Cacoal Desembargador Aldo Alberto Castanheira Silva, a partir da indicação acolhida pela Comissão de Honraria e Mérito do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo do TJRO.

A indicação partiu da Ordem dos Advogados do Brasil, como forma de o Poder Judiciário homenagear um pioneiro da sociedade Cacoalense. O advogado Antônio Paulo dos Santos foi militante da advocacia por mais de 20 anos, e professor da Universidade Federal de Rondônia — UNIR, Campus de Cacoal.

De origem humilde, Antônio Paulo migrou de São Paulo para Rondônia e fixou-se em Cacoal, onde pretendia passar apenas cinco anos. Junto com a esposa Abigail criou os filhos Antônio Paulo, Maria Raquel, Helena Cristina e Flávio Luís. Amante da música, ativo na vida social cacoalense, foi definido como um bom conselheiro e excelente orador. Conforme a manifestação da OAB, na época da indicação, o homenageado deixou uma herança inestimável à advocacia e às causas institucionais. Antônio Paulo foi Presidente da Subseção de Cacoal, Conselheiro Estadual e Conselheiro Federal da OAB.

A38A7790redmensiona

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook