Mulheres do bairro Ulisses Guimarães participam de palestra sobre câncer de mama e do colo uterino
Evento aconteceu em escola da zona Leste da capital
Participantes foram mães de alunos e moradores da comunidade
Com foco na prevenção, conscientização e saúde da mulher, uma palestra alusiva ao “Outubro Rosa” foi realizada, na última quinta-feira (28), na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Ulisses Guimarães, zona Leste de Porto Velho. O público-alvo foram as mães de alunos da unidade ensino e mulheres da comunidade.
As mulheres participaram de uma dinâmica sobre a campanha. Atuando como enfermeira na Secretaria Municipal de Administração (Semad), Leida de Souza Cardoso é idealizadora do projeto e foi convidada pela diretoria da escola a fazer o trabalho com as moradoras do bairro.
“Meu objetivo é conscientizá-las sobre a importância da campanha Outubro Rosa, mas enfatizei que não devemos cuidar da saúde somente nessa época, mas o ano inteiro, fazendo os exames necessários para evitar o câncer de mama e do colo do útero”, explicou.
Leida explica que o trabalho começou pela própria Semad, se expandiu para a Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa, na zona Sul, e depois para a Escola São Francisco de Assis. A ideia de realizar essas ações, segundo a enfermeira, surgiu após ela constatar que muitas mulheres não fazem os exames preventivos devido à negligência ou falta de condições financeiras.
Mãe de aluno e moradora compreendeu a importância da prevenção
A diretora da escola, Lindamar Barbosa Lacerda, afirma que o local está de portas abertas para receber qualquer tipo de projeto que venha contribuir, tanto para o conhecimento quanto para a aproximação e a participação dos pais na escola. “Esse é um projeto muito importante, pois tem o objetivo de conscientizar as pessoas com relação ao autocuidado e diagnóstico precoce da doença”, destacou a diretora.
Mãe de aluno, a auxiliar de serviços gerais, Jaciara Souza Bezerra, considera esse tipo de projeto muito importante, por conscientizar e alertar quanto aos cuidados que se deve ter para evitar a doença ou um eventual tratamento precoce.
“O que mais me chamou a atenção foi quando ela falou sobre o início da doença, como se prevenir, o que fazer para evitar, as orientações para consultar o médico e os cuidados com a higiene íntima. São ações do dia a dia que podem fazer a diferença na nossa saúde e nas nossas vidas”, afirmou.
Ponte sobre o rio Contra é reconstruída e entregue à população
Ponte atenderá aproximadamente 35 mil habitantes de União Bandeirantes
Serviços de saúde em ação social acontecem no bairro Caladinho
Evento acontece no sábado (30), na Praça João Roque de Lima, bairro Caladinho
CNJ recomenda retomada de prisão de devedor de pensão alimentícia
Em março de 2020, o CNJ recomendava aos magistrados com competência civil que ponderassem a colocação em prisão domiciliar das pessoas presas por dívida alimentícia, para evitar os riscos de contaminação e de disseminação da Covid-19 no sistema prisional
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook