Multa para motorista que não realizou o exame toxicológico volta a ser aplicada
Foi publicado nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial, a derrubada dos vetos da Lei 14.599/23 que trata, dentre outras questões, do exame toxicológico de larga janela
Toxicologia Pardini
O exame prevê a coleta de pelos para identificar o uso de drogas nos últimos 90 dias e só pode ser realizado pelos laboratórios credenciados a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN)
Com a rejeição do veto, os condutores das categorias C (caminhões), D (vans e ônibus) e E (carretas), que não tenham realizado o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e meio), e estiverem dirigindo com o exame vencido - exercendo ou não atividade remunerada - serão punidos com a chamada multa de balcão no valor de R$ 1.467,35 e penalidade gravíssima com 7 pontos na carteira nacional de habilitação.
O exame toxicológico de larga janela detecta o usuário regular de drogas, cujo consumo da substância psicoativa compromete sua capacidade de dirigir sob efeito da mesma ou sofrendo as consequências da abstinência. O teste de larga janela de detecção, realizado apelas por laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas em sua análise destinado à verificação do consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de 90 (noventa) dias. Caso o resultado do exame toxicológico seja positivo, o condutor deverá fazer a contra prova no mesmo laboratório ou aguardar noventa dias para realizar um novo exame
Para o Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a medida é fruto do bom senso. “Houve um acordo entre o governo e o Congresso para a derrubada dos vetos. Foi resultado do entendimento do Executivo de que os vetos estimulavam a impunidade de quem possivelmente usa drogas e não compareceu para fazer o exame.”
Case de política pública
Desde 2016, quando a lei entrou em vigor, mais de 200 mil motoristas profissionais tiveram a sua concessão de habilitação profissional suspensa, em virtude do exame positivo. Segundo o Ministério Púbico do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal, houve uma diminuição de 60% do consumo de substância psicoativas nas estradas e uma consequente redução de 34% dos acidentes envolvendo vítimas fatais. Isso se traduz em dezenas de milhares de vidas salvas nas estradas.
ATA DA COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NO PODER JUDICIÁRIO DE RONDÔNIA
Ata da Segunda Reunião da comissão Eleitoral Eleição 2024-2026
Prefeitura de Porto Velho disponibiliza leis e decretos municipais para consulta
Trabalho de compilação permite o acesso do cidadão ao arcabouço jurídico municipal
Serviços de limpeza são realizados diariamente em diversos pontos de Porto Velho
População também pode solicitar os reparos diretamente às equipes da Semusb
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook