Município ganha secretaria para zelar do bem-estar de animais
Pasta ficará responsável por ações educativas e adoção de pets
Foi instituída, na semana passada, a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), que ficará responsável por ações educativas, criar e gerenciar políticas públicas voltadas aos pets, e promover o bem-estar dos animais. A Prefeitura de Ji-Paraná nomeou Vanda Aparecida Basso para chefiar a pasta.
A nova secretaria terá a responsabilidade de assegurar e proteger a vida de animais, com ações que conscientizem a população. A pasta também ficará a cargo da adoção de cães e gatos e pelo projeto de castração gratuita de pets, que realiza até 300 procedimentos mensais, com apoio de clínicas conveniadas parceiras.
“A Sempba também irá combater os maus-tratos e toda e qualquer forma de violência, crueldade ou negligência contra os animais. Com a secretaria, vamos conseguir ampliar as ações educativas, mostrando a importância dos cuidados e da valorização da vida dos animais”, explicou a secretária Vanda Basso.
Por se tratar do controle de doenças que possam contagiar humanos, a vacinação contra a raiva, assim como outras ações voltadas ao controle de infecções transmitidas entre animais e pessoas, seguirá sob responsabilidade da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Com a novidade, Ji-Paraná passa a ser o primeiro município de Rondônia, e também na região Norte do Brasil, a contar com uma secretaria voltada, exclusivamente, aos cuidados com a causa animal. A ideia, conforme explicou Vanda Basso, é incentivar também outras cidades do estado.
“Queremos nos tornar referência no zelo à vida e ao bem-estar animal e, por que não, incentivar outros municípios a também adotarem secretarias específicas para a promoção de políticas públicas voltadas aos pets”, declarou a nova secretária.
MPRO assina contrato para implantação de Sistema de Patrimônio e Almoxarifado
A aquisição dessa nova solução para área de Almoxarifado e Patrimônio visa promover uma gestão eficiente, garantindo a confiabilidade das informações e dos processos de trabalho do Departamento de Material e Patrimônio
Parque da Cidade ficará fechado por 30 dias para desmontagem dos enfeites de Natal
Iluminação do “Natal Porto Luz” encantou milhares de pessoas ao longo de 37 dias
Brasília de pernas abertas
Toda democracia tem e deve ser respeitada. Por isso, todos os acampamentos desses “patriotários” devem ser desfeitos sob pena de multas e prisões dos golpistas acampados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook