Município tem o maior crescimento proporcional do número de empresas

Em números absolutos, Vilhena foi o segundo colocado, ficando atrás de Porto Velho, que subiu 545 unidades neste período

Assessoria/IBGE
Publicada em 24 de junho de 2021 às 14:04
Município tem o maior crescimento proporcional do número de empresas

De acordo com o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os municípios rondonienses com mais de 50 mil habitantes, Vilhena foi o que apresentou o maior crescimento do número de unidades locais, empresas e outras organizações atuantes entre os anos de 2018 e 2019: 12,8%, passando de 2.885 unidades para 3.255. 

Em números absolutos, Vilhena foi o segundo colocado, ficando atrás de Porto Velho, que subiu 545 unidades neste período. Em todo o estado de Rondônia, o crescimento do número de unidades locais foi de 5%, subindo de 34.570 empresas para 36.307. O índice estadual foi menor que as taxas brasileira e da Região Norte: 6,3% e 7% respectivamente.

Em relação ao número de pessoas ocupadas, a capital foi o único município que apresentou redução, tendo diminuído 1,6%. Vilhena e Rolim de Moura tiveram os maiores crescimentos proporcionais: 6,2% e 6,1% respectivamente.

Por classificação de atividade, 45,1% das organizações do estado são de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, mas a administração pública tem uma representação um pouco maior de pessoas ocupadas. O serviço público representa 29,4% dos ocupados enquanto os trabalhadores do comércio representam 27,4%.

Entre os sete municípios rondonienses com mais de 50 mil habitantes (Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Jaru), a capital é o único em que há mais pessoas ocupadas na administração pública que no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Nos municípios do interior, este setor emprega entre 31,4%, em Rolim de Moura, e 39,9%, em Ariquemes, das pessoas ocupadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Como conseguir um homem rico?

Como conseguir um homem rico?

O ex casal Fernanda Rizzi e Chiquinho Scarpa voltam a ser notícia. Fernanda que é assumidamente Sugar Baby contou ter feito aulas para Conquistar Homem Rico, e o site responsável pelo curso separou dicas incríveis para você também conquistar seu milionário

Vitiligo: a informação é o melhor remédio

Vitiligo: a informação é o melhor remédio

Apesar de ser uma patologia benigna, não infecciosa, que se caracteriza por áreas de pele e pelos com redução de pigmento, o mais desafiador para o portador de vitiligo é conviver com o preconceito

Quanto vale a vida?

Quanto vale a vida?

Ou seja, seria possível medir o valor de cada vida perdida em reais, assim como o custo econômico associado ao número de óbitos registrados no período recente?