Museu Internacional do Presépio Padre Enzo é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo
Presépios, esculturas e encenações contam a história de Jesus Cristo
Inaugurado em agosto de 1998, na Paróquia São Tiago, zona Leste de Porto Velho, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos pontos que integram o turismo religioso da capital e que faz parte da campanha promocional “O Melhor de Porto Velho”, desenvolvida pela Prefeitura.
Presépios e esculturas retratam momentos bíblicos
Todo o acervo histórico do museu conta a história da salvação de Cristo segundo a fé e a tradição cristã e passou a ganhar maior visibilidade com as ações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
Desde meados de 2006, o museu foi reinaugurado em novo endereço, na Vila de Nazaré, na Associação São Tiago Maior, situado na rua Mané Garrincha, nº 3154, no bairro Socialista.
“Esse lugar é maravilhoso, lindo demais. Aqui encontramos não só o turismo religioso, como também encontramos o turismo das artes com a visita ao museu, à capela, ao artesanato. É um verdadeiro circuito turístico completo pra você e sua família visitar”, convida a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.
Com obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades, o local abriga também o maior Museu Monumental Permanente do Brasil, sendo o segundo maior do mundo. O primeiro é o Museu Monumental Permanente de Caltagirone, na Itália.
Espaço abriga obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades
Cerca de mil presépios e outras 2,8 mil peças de arte contam a história do menino Jesus por meio de encenações e esculturas doadas por artistas italianos.
“O visitante vai ter a visão do nascimento de Jesus, com várias obras, vários materiais através das representações. Já na Vila de Nazaré, fora do museu, temos a capela de Nossa Senhora do Nazaré, projetos sociais, como a padaria solidária, fábrica e escola de cerâmica, e o ateliê com o suvenir”, frisou o presidente da associação e diretor do museu, Leonílson Souza Félix.
No dia 25 de junho de 2002, o espaço foi tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, através do decreto nº 9983/2002, que contou com a participação dos representantes da Arquidiocese de Porto Velho, o Arcebispo Dom Moacyr Grechi e o Pároco Pe. Innocenzo Mángano, o Padre Enzo.
Idealizado por Miguel Perniciaro e Nicoló Ottimofiore da Associação “AMICI DEL FAVO”, de Caltagirone, na Itália, a construção do museu foi realizada por artistas da paróquia São Tiago Maior e projetado por Daniel Nicastro com o apoio do professor e prefeito da cidade de Caltagirone, Francisco Pignataro.
Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato com Associação São Tiago Maior através do número (69) 3214-7443.O atendimento é de terça-feira a domingo, das 10h às 13h, e das 15h às 20h.
Distrito de Jacinópolis retorna a ser jurisdição da Comarca de Guajará-Mirim
A motivação do retorno da jurisdição à Comarca de Guajará-mirim é “a assistência e o desenvolvimento das políticas públicas pelo Município de Nova Mamoré aos habitantes do Distrito de Jacinópolis”
Probidade Administrativa é tema central de reunião de Promotores do MPRO
A reunião foi coordenada pelo GAECRI e contou com a participação de mais de 20 (vinte) Promotores de Justiça do MPRO que atuam na área do Patrimônio Público
Consumidores podem adquirir presentes do Dia dos Pais durante as feiras do Giro Empreendedor
Quatro exposições estão previstas em áreas estratégicas da capital
Comentários
É muito bonito, é uma viagem a pessoa adquire muito conhecimneto .
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook