Na 5ª noite da 'Operação Urgência' mais de 50 estabelecimentos foram vistoriados em cumprimento ao decreto estadual

Na 5ª noite da “Operação Urgência” flagrante de desrespeito às medidas de distanciamento social em Porto Velho. O grande desafio continua sendo frear as aglomerações

Andréia Fortini Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 09 de abril de 2021 às 08:44
Na 5ª noite da 'Operação Urgência' mais de 50 estabelecimentos foram vistoriados em cumprimento ao decreto estadual

Bar da zona Leste é campeão de reincidência em todas as fases da operação

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizou a quinta noite da “Operação Urgência” nesta quinta-feira (8) para fiscalizar o cumprimento do Decreto nº 25.940, de 30 de março de 2021, com a missão de conter o avanço da Covid-19.

Mais uma vez a operação teve o reforço das equipes da Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “É um plus a mais no nosso trabalho de fiscalização que tem se mantido ostensivo em Porto Velho, tendo em vista que parte da população continua desrespeitando a lei. E no caso do trânsito ainda tem o agravante de misturar bebida e direção”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Gilvander Gregório de Lima.

Equipes do Detran reforçam as ações de fiscalização da “Operação Urgência”

Os integrantes divididos em três equipes percorreram todos os bairros da região Central, e das zonas Norte, Oeste, Sul e Leste. “Os supermercados estão cumprindo a lei e fechando as portas no horário correto. É uma demonstração de consciência”, avaliou o comandante. O mesmo não acontece nos espaços públicos e em alguns bares que insistem em desrespeitar o decreto de distanciamento social.

Paralelo a operação, a Polícia Militar tem usado estratégias de inteligência para identificar locais que abrem as portas para a venda de bebida alcoólica, que resulta em aglomerações. No Bairro Tancredo Neves, na zona Leste, um bar voltou a ser autuado durante a fiscalização. “Infelizmente alguns comerciantes não conseguem entender que esse tipo de atitude não ajuda o Estado nessa luta para frear o alto índice de pessoas contaminadas pela covid-19, o que reflete diretamente na superlotação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”, lamentou o comandante.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira, Rondônia voltou a ter uma alta taxa no número de mortes, com 45 casos em 24 horas, sendo que 42 pessoas ainda aguardam leitos de UTI.

DENÚNCIAS

Com o aumento de casos da covid-19, qualquer movimento maior de veículos em uma determinada localização ou barulho de música já deixa a vizinhança em alerta. A população pode ajudar a dispersar aglomerações fazendo denúncias por meio do 190 da Polícia Militar (PM), do 193 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do 197 da Polícia Civil (PC).

Em alguns locais as equipes apenas orientam sobre o cumprimento do decreto de distanciamento social

PARCERIA

Além do Corpo de Bombeiros Militar e da Agevisa, a operação conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a equipe de fiscalização da Lei Seca. Essa já é 42ª etapa de operações, sendo a 37ª desse ano.

BALANÇO

Conforme balanço final das ações desenvolvidas na noite desta quinta-feira durante a “Operação Urgência”, os números foram: Estabelecimentos visitados-58; visitados sem funcionamento-39; notificados-um; autuado-um; vistoriados regular-14; orientados-quatro; aglomerados-um; em condições de funcionamento-um e intervenções – 61.

São no total 6.709 intervenções, somando todas as ações das operações desencadeadas desde dezembro de 2020. Já foram deflagradas oito operações denominadas “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência” e a atual: Urgência.

  • Contém áudio para rádios

Galeria de imagens

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook