Na segunda noite da 'Operação Decreto', mais de 30 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Porto Velho

As denúncias de ações de descumprimento do Isolamento Social Restritivo podem ser feitas através do Whastapp (69) 9937-99712 , ou nos números 190, 193 e 197

Marina Espíndola Fotos: Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de janeiro de 2021 às 08:01
Na segunda noite da 'Operação Decreto', mais de 30 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Porto Velho

Mercados de grande e médio porte são orientados de forma educativa a encerrar as atividades às 20h, em cumprimento ao decreto de Isolamento Social Restritivo

Francisco Oliveira, gerente de um supermercado no bairro Lagoa, recebeu os fiscais da “Operação Decreto” às 19h30, quando se preparava para o fechamento do estabelecimento. “Somos uma empresa preocupada com a pandemia e também com a saúde dos nossos colaboradores, então estaremos sempre atentos e vigilantes para evitar que essa pandemia cresça, porque o nosso grande objetivo é que todos tenham saúde”, declarou.

Francisco explica ainda que tem seguido todas as orientações recomendadas pelo Governo e órgãos competentes para evitar que o vírus se propague na empresa. “Sempre exigimos o uso da máscara com muito rigor, a higienização de álcool gel nas mãos, limpeza nos carrinhos e em todos os nossos equipamentos, utensílios, e orientamos para todos os clientes que entrem aqui e sempre cuidem da sua saúde, que procurem usar o álcool em gel, mesmo dentro da nossa loja, além de fecharmos as portas agora às 20h”, garante o gerente.

Francisco Oliveira é gerente de um supermercado e acatou a recomendação do fechamento às 20h da “Operação Decreto”

A superlotação nos estabelecimentos comerciais é considerada um descumprimento do decreto, que está em vigência desde o último domingo (17) e segue até a próxima terça-feira (26). O responsável pode ser enquadrado em crimes contra a Saúde Pública, gerando inclusive penalidades.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Gilvander Gregório de Lima explica que a operação está empenhada em fiscalizar apenas mercados de grande e médio porte, em diversas zonas de Porto Velho. “O fechamento desses estabelecimentos às 20h é essencial para fazer valer o decreto. A recomendação é da nossa Procuradoria Geral do Estado, que baseando-se no artigo segundo, os estabelecimentos abertos após as 20h induzem as pessoas a estarem nas ruas”, explica o comandante, que também orientou os responsáveis quanto à ocupação de 40% de público permitido nessas localidades.

Coronel Gregório agradece o apoio da Polícia Militar nas ações efetivas diariamente. “Esse apoio é extremamente fundamental, porque a questão ostensiva tem um efeito pedagógico importante. Essa parceria iniciou ano passado. Agradeço imensamente ao comandante da Polícia Militar, coronel Almeida e ao coronel Plínio, pela disposição em apoiar esse ato cidadão, que está, com certeza, fazendo a diferença e salvando vidas na cidade de Porto Velho e no Estado de Rondônia”, enfatizou.

O comandante da PM do Estado ressaltou a importância do trabalho conjunto dos órgãos estaduais e municipais, para combater o aumento do número de casos de infectados pela Covid-19. “Infelizmente ainda temos uma grande parcela da população que não tem a consciência da gravidade da enfermidade. O Governo do Estado tem uma preocupação muito grande para que não estejamos como outros estados estão. A Polícia Militar, desde o começo das operações que tem ombreado junto com o Corpo de Bombeiros Militar e apoio aos demais órgãos que têm o poder de polícia e administrativo, atua a fim de fazer cumprir o decreto”, completou coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida.

As operações em conjunto devem continuar durante a vigência do decreto, denúncias de ações de descumprimento do Isolamento Social Restritivo podem ser feitas através do Whastapp (69) 9937-99712 , ou nos números 190193 e 197.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook