Narcotraficantes são alvo de maior operação do ano da PF
A ação tem por objetivo combater o tráfico internacional de drogas
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta segunda-feira (23) a Operação Enterprise. Somente hoje, cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.
A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. “É a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”, explicou a assessoria da PF.
Apreensões
Na megaoperação de hoje foram apreendidos imóveis, aeronaves e veículos de luxo. A expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão. Além da prisão de bens que podem chegar a R$ 400 milhões, a Operação Enterprise também é a maior da história em apreensão de cocaína. Durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África. O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.
Enterprise
O nome da operação, segundo a PF, faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.
PF captura narcotraficante condenado há mais de nove anos de prisão
O foragido, localizado e capturado em Vilhena/RO, havia sido alvo da “Operação Malote”, desencadeada em abril de 2017
Preso por vender drogas até “no cartão”, traficante de 42 anos investe contra policiais e é dominado
Em acompanhamento ao suspeito, os militares avistaram o momento em que este se desfez de um embrulho, que mais tarde foi comprovado se tratar de 06 gramas de pasta base de cocaína
Governo de Rondônia forma 85 novos sargentos do Corpo de Bombeiros Militar
A formatura ocorreu simultaneamente em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A solenidade da capital contou com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook