No Cone Sul e Vale do Guaporé, Promotorias cobram fiscalização e responsabilização por queimadas
De iniciativa do Promotor de Justiça Maiko Cristhyan de Miranda, a medida, que se estende a outra área localizada na comarca, foi adotada a partir de dados obtidos em plataforma eletrônica, que monitora focos de calor
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) está intensificando a cobrança por fiscalização e responsabilização de autores de queimadas no estado. Nesta semana, Promotorias de Justiça, localizadas no Cone Sul e no Vale do Guaporé, solicitaram de órgãos do Poder Executivo providências para o controle de incêndios, identificação de autores, além de medidas nas áreas administrativas e criminais.
Na última quinta-feira (15/8), a Promotoria de Justiça de Costa Marques determinou, em caráter de urgência, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e à Polícia Ambiental, que se desloquem à Reserva Extrativista Rio Cautário, onde foi identificada ocorrência de queimada.
De iniciativa do Promotor de Justiça Maiko Cristhyan de Miranda, a medida, que se estende a outra área localizada na comarca, foi adotada a partir de dados obtidos em plataforma eletrônica, que monitora focos de calor.
Além da apuração e combate ao fogo, o integrante do MP cobra a responsabilização administrativa e criminal dos envolvidos.
Cerejeiras
Já nesta sexta-feira (16/8), o Promotor de Justiça de Cerejeiras, Ivo Alex Tavares Stocco, instaurou procedimento em que pede aos Municípios de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste que apresentem seus planejamentos e ações voltadas à prevenção e combate às queimadas.
No instrumento, o integrante do MP também solicita ao Corpo de Bombeiros e aos Comandos da Polícia Militar e Polícia Ambiental (Regional de Vilhena) que informem quais providências têm sido adotadas no combate, fiscalização e responsabilização de autores da prática ilegal na região. Os órgãos têm o prazo de cinco dias para emitir resposta.
O MP articula, para a próxima semana, uma reunião com gestores de secretarias municipais ligadas ao tema e demais instituições envolvidas na área do meio ambiente.
PF divulga processo seletivo para credenciamento de instrutores de armamento em Rondônia
As inscrições deverão ser realizadas do dia 26 de agosto ao dia seis de setembro
MPRO sedia ciclo de palestras com foco no combate à violência contra mulheres
A iniciativa, organizada pela Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POLITEC), integra uma campanha mais ampla de combate à violência de gênero
Destaque das ações do governo de RO de 12 a 16 de agosto
O governo de Rondônia tem investido para fomentar o crescimento do estado, com inciativas que promovem qualidade de vida aos cidadãos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook