No dia da vacina BCG, Semusa destaca a importância do imunizante para a saúde pública
Dose previne as pessoas das formas graves da tuberculose
BCG é uma vacina em dose única
Nesta segunda-feira (1º) é celebrado o Dia da Vacina BCG. O imunizante é recomendado para combater as formas graves da tuberculose. Na capital, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre a importância dessa vacina.
A BCG é uma vacina em dose única, aplicada logo nos primeiros momentos de vida da criança. Ela é assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), sendo um direito assim que o bebê nasce.
Em Porto Velho, o imunizante é aplicado na Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), logo nas primeiras horas de vida, na maternidade do Hospital de Base e também no Centro Integrado Materno Infantil (Cimi), que atende as crianças que nasceram em unidades particulares ou em outros locais.
Maria Alzenir, diretora da MMME, conta como o trabalho é realizado na unidade e destaca a importância. “Assim que os bebês vêm ao mundo, nossas equipes de imunização já entram em ação para garantir a vacinação completa dessas crianças. É um trabalho de rotina, mas gratificante, pois sabemos que com cada dose que elas recebem, teremos a certeza que irão se desenvolver bem e com saúde”.
Vacina deve ser aplicada preferencialmente nos primeiros momentos
Dados da plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, apontam que 73,77% da população alvo foi imunizada em Porto Velho. Apesar de ser um resultado expressivo, continua aquém da meta, que é 90% de cobertura.
Elizeth Gomes, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que a BCG é uma vacina segura e eficaz. “Todas as vacinas aplicadas pela Semusa possuem certificação de segurança, através da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), e a BCG é uma dessas. Ela protege as pessoas das complicações da tuberculose, na infância, adolescência e posteriormente na vida adulta. Isso é um ganho fundamental e importante para a saúde pública, por isso eu digo, viva o SUS”.
ONDE VACINAR
Para as mamães que não deram a luz na Maternidade Municipal Mãe Esperança ou na maternidade do Hospital de Base, o imunizante está disponível na sala de vacinação da MMME, todas as segundas e quintas-feira, das 8h às 12h.
A vacina deve ser aplicada preferencialmente nos primeiros momentos de vida ou até os 5 anos de idade incompletos.
MPF requer cumprimento de decisão que obriga o DNIT a reformar estação de tratamento de esgoto em Porto Velho (RO)
Descumprimento da decisão tem agravado danos ambientais na região e poluído o Lago Maravilha
Prefeitura de Porto Velho abre novas turmas do curso preparatório gratuito para o Enem
Público-alvo são estudantes de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares que estão no 3º ano do ensino médio ou já concluíram
Prefeitura de Porto Velho intensifica combate às queimadas urbanas
Número de denúncias registradas quase dobrou desde 2023 até hoje
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook