No TSE, influenciadores digitais conhecem sala de totalização, onde são somados os votos dos eleitores

Para criadores de conteúdo, a expectativa baseada nos boatos da internet de que o espaço seria secreto e escuro divergiu bastante da realidade

TSE
Publicada em 05 de agosto de 2022 às 11:15
No TSE, influenciadores digitais conhecem sala de totalização, onde são somados os votos dos eleitores

O grupo de 30 influenciadores digitais de todo o país que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta quinta-feira (4), pôde conhecer de perto a famosa sala de totalização, local em que são somados os votos do eleitorado.

A visita dos influencers ao Tribunal, iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal, é fruto de uma parceria com o projeto de educação midiática Redes Cordiais firmada no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Este foi o primeiro evento presencial realizado com os produtores de conteúdo, que já participaram de outras reuniões em formato virtual para receber informações confiáveis sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais.

Sala secreta: um boato desmistificado pelos influenciadores

Alvo de inúmeras teorias da conspiração que povoam a internet, a sala de totalização, descrita como escura e secreta por notícias falsas que buscam atacar a credibilidade do processo eleitoral, foi mais um dos locais visitados pelos influenciadores, que ficaram surpresos com o que encontraram.

O jornalista Alexandre Borges brincou sobre o assunto e disse que a expectativa era a de se deparar com um verdadeiro “mundo invertido”, habitado por criaturas míticas dignas de um bom conto de ficção – uma alusão à série norte-americana Stranger Things, da Netflix.“A ideia [dos boatos disseminados pelas redes sociais] que tentam vender para a gente é a de que você está indo para outro mundo”, disse.

A realidade, porém, difere da fábula que ganhou força na rede mundial de computadores. “Achei interessante conhecer a tal sala secreta, a sala escura que todo mundo fala e que, na verdade, é clara, é tranquila”, comentou Ana Girassol, influenciadora participante da Embaixada da Paz, na capital federal.

Vale lembrar que o trabalho executado pelos técnicos da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE (Setot/TSE) consiste apenas em um monitoramento para acompanhar se os sistemas operam da maneira esperada.

“Aqui não tem ninguém somando voto. É um sistema que efetivamente funciona sozinho. O que as pessoas dessa equipe fazem no dia da eleição é cuidar do desempenho desses sistemas, do desempenho dos equipamentos, para que a totalização seja feita da forma mais tranquila possível. Essa sala nunca foi secreta, porque ela é acompanhada e aberta para os partidos políticos”, complementou o secretário de TI do Tribunal, Julio Valente.

O final da visita foi marcado por um unboxing [que significa “tirar da caixa”, em português] da urna eletrônica. Quem conduziu a experiência foi o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, que abriu o equipamento na frente dos influenciadores e explicou detalhadamente a função das peças nele utilizadas.

Após a abertura da urna e o desmonte dos mitos que envolvem o sistema eleitoral, as mensagens que ficaram dizem respeito à importância do poder de escolha de representantes e de se exercer a cidadania por meio do voto. Um processo de conscientização que, para a atriz e apresentadora Maju Sanchez, não tem idade para começar.

“[A partir da visita ao TSE] me deu um start pensar que sim, é possível falar sobre política, é possível introduzir o assunto de uma maneira lúdica, de uma maneira simples”, afirmou a influenciadora, cujo público é majoritariamente formado por crianças e adolescentes.

Confira os conteúdos produzidos pelas influenciadoras e influenciadores que visitaram o TSE:

Agda Carvalho (@negraeestilosa); Ailton Junior (@seriededicas); Alexandre Borges (@alex_borges); Amanda Costa (@souamandacosta); Ana Girassol (@anagirassol_); Babi Cady (@babicady); Babi Marca (@babiemversos); Cazé (@cazepecini); Cedê Silva (@cedesilva); Cristian Wari'u (@cristianwariu); Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen); Eduardo Prado (@ed.prado); Januária Alves (@janu_alves); Jackson Augusto (@afrocrente); João Pedro (@jpmota); Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades); Maju Sanchez (@majucca); Maria Carolina (@jornaljoca); Marlos Apyus (@apyus); Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland); Nathalia Luna (@nathalia.luna); Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Pastor Pedrão (@pastorpedrao); Preta Kiran (@pretakiran); Rennan Leta (@rennanleta); Ricardo Rigel (@treta.show); Stefan Costa (@transboylife_); Sulivã Bispo (@sulivabispo); Thais Rodrigues (@almapretajornalismo); William Reis (@williamreis85).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Entre o Santo e o profano

Entre o Santo e o profano

Aliás, não somente conhecê-la, mas também nos firmar nela. valIsso porque Satanás também a conhece, provavelmente muito mais do que eu e você