Nova base do Samu em Jaci-Paraná descentraliza atendimentos de urgência
Moradores de Nova Mutum, Abunã, Santa Rita, União Bandeirantes e Rio Pardo também serão atendidos pela base
A nova base tem duas ambulâncias que atendem durante 24 horas
A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na terça-feira (1), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Jaci-Paraná. A partir de agora, a cobertura da região deixará de depender da base de Porto Velho, que está a quase 100 quilômetros de distância. A base inaugurada está localizada na rua José Saleh, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Prefeito fez a entrega da nova base ao distrito
Com a descentralização, os procedimentos de prestação de serviços aos moradores serão feitos em tempo ágil, o que representa menos tempo entre o primeiro contato e o atendimento no local de ocorrência.
A nova base tem duas ambulâncias que atendem durante 24 horas, equipadas para melhor atender a região. As demandas das localidades próximas também serão concentradas na UPA 24h de Jaci-Paraná, o que permitirá melhoria no fluxo dos pacientes, que não dependerão mais das unidades de saúde da cidade de Porto Velho.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, destacou o empenho do prefeito Hildon Chaves por ter destinado os recursos para implantação do serviço na região. Ela também manifestou gratidão à equipe que trabalhará no atendimento às ocorrências da nova unidade. “O prefeito Hildon Chaves viabilizou todos os recursos para entrega desta base do Samu. E por isso, os moradores desta região serão atendidos com mais rapidez”, acentuou a secretária.
Equipe do Samu foi preparada para atender a localidade
"Com a implementação do Samu em Jaci-Paraná ganhamos mais agilidade no atendimento aos pacientes, graças a todos os profissionais da saúde que trabalham direta e indiretamente. A entrega desta unidade não é o trabalho de uma pessoa só, é o trabalho de uma equipe”, disse o prefeito Hildon Chaves.
A nova base do Samu, apesar de estar interligada à UPA 24H, realiza serviços diferentes.
Quando o cidadão ligar para o número 192 é atendido pela base central do Samu em Porto Velho. Imediatamente é acionada a equipe de Jaci-Paraná para ir ao local de ocorrência. Além de Jaci, localidades adjacentes como Nova Mutum, Abunã, Santa Rita, União Bandeirantes e Rio Pardo passarão a contar com os serviços oferecidos pela nova base do Samu.
Também participaram da solenidade o vereador Jurandir Bengala, diretores das UPAs de Porto Velho e servidores municipais que atuarão no atendimento do Samu na região.
Implantação do Samu em Jaci-Paraná
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais
Idep abre 500 vagas para cursos profissionalizantes na 3ª fase do projeto 'Emprega Mais, Empreenda Juventude'
O anúncio aconteceu durante uma live na página da Sejucel na noite desta segunda-feira (31). As inscrições são gratuitas e acontecem na página do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep)
Em um ano, ação 'Mapeia Rondônia' já realizou 14.082 testes rápidos em 21 drive-trhus realizados em todo o Estado
Durante as ações, 14.082 pessoas realizaram os testes rápidos de anticorpos e antígenos sem a necessidade de sair dos veículos. Desse total 1.808, ou seja, 12,83% testaram positivo para o novo coronavírus
UNIFACIMED está com as inscrições abertas para vestibular 2021.2
Inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Instituição de forma gratuita
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook