Nova clínica ortopédica é inaugurada no Hospital de Base, em Porto Velho

A nova enfermaria ortopédica do Hospital de Base, já está funcionando com 26 novos leitos...

Daiane Brito Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 12 de fevereiro de 2021 às 15:24
Nova clínica ortopédica é inaugurada no Hospital de Base, em Porto Velho

Atualmente o HB conta com 109 leitos destinados ao atendimento de pacientes ortopédicos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou uma nova clínica ortopédica com 26 leitos. A estrutura já começou a funcionar no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A nova enfermaria atende a população que necessita de internações para cuidados e cirurgias ortopédicas.

Segundo a assessora administrativa e financeira da unidade Graciele Castoldi, o objetivo do projeto é ampliar a capacidade de leitos para a demanda ortopédica que é grande no Estado de Rondônia. A diretora informou ainda que mesmo com o momento atual de pandemia foi possível inaugurar os 26 leitos. Os pacientes já foram transferidos e com a conclusão da obra também serão ofertados outros leitos clínicos.

Atualmente o HB conta com 109 leitos destinados ao atendimento de pacientes ortopédicos. No ano de 2019 foram realizados 4.068 procedimentos cirúrgicos ortopédicos. A maior parte das internações tem como causa os acidentes domésticos principalmente envolvendo idosos em queda de mesma altura, além dos acidentes de trânsito que na maioria dos casos envolvem motocicletas.

A clínica ortopédica foi inaugurada, mesmo com o momento atual de pandemia

“Estamos em uma fase de adaptação. Aqui temos enfermarias maiores, cabem mais pacientes, leitos novos, campainhas e ar condicionados novos. O trabalho está sendo melhor desenvolvido nesse ambiente novo”, comemora a enfermeira Jéssica Soares, que já trabalhava na antiga clínica ortopédica da unidade.

Jéssica explica ainda, que no setor há uma grande rotatividade de pacientes, “é sempre muito corrido, pois durante o dia são várias admissões, muitas cirurgias, exames, nos esforçamos bastante para atender com qualidade, com muito compromisso”.

O paciente Massecleudo Souza de 33 anos, morador do município de Presidente Médici, internado desde 24 de dezembro, estava na clínica antiga e foi transferido na última semana para um dos novos leitos e avalia “aqui é bem melhor, os banheiros, o ambiente conta muito mais conforto para a nossa recuperação”. Ele sofreu um acidente de carro e no momento aguarda a realização de cirurgia ortopédica.

A diretora geral da unidade Raquel Gil acrescenta “a inauguração da nova clínica de ortopedia proporciona um ambiente melhor, mais humanizado aos usuários num setor que tem grande demanda em nosso Estado, principalmente como retaguarda ao Pronto Socorro João Paulo II”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook