Número de domicílios rondonienses com acesso à internet aumenta 13,4% em dois anos
No Brasil, 79,1% dos domicílios possuem acesso à internet
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) mostram que, entre 2016 e 2018, os domicílios com acesso à internet aumentaram em 13,4% em Rondônia, passando de 62,3% para 75,7%. No Brasil, 79,1% dos domicílios possuem acesso à internet.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também apontou que mais pessoas usam a internet. Em 2018, 73,4% dos rondonienses utilizavam o serviço, taxa quase 15% maior que a registrada em 2016.
Além disso, houve queda significativa na proporção de pessoas que não utilizavam internet ou telefone celular por falta de disponibilidade dos serviços. Em relação à internet, em 2016, 15,3% dos rondonienses não acessavam o serviço por esta razão. Já em 2018, esta taxa foi de 4,3%, índice parecido com o registrado no país (4,5%). Sobre uso de telefonia móvel, as taxas passaram de 13,7% para 2,8%.
Outro dado relevante demonstrado na PNAD Contínua TIC é sobre o uso de computador ou tablet para acesso à internet. Em 2016, estes equipamentos eram utilizados em 46,8% dos domicílios de Rondônia, passando para 38,5% dois anos depois. A queda da taxa brasileira foi de 10%.
O analista do IBGE, Jorge Elarrat, fala que a PNAD Contínua permite fazer uma leitura sobre as mudanças que a sociedade brasileira apresenta durante um período. “A pesquisa mostrou que na área da televisão, por ser um serviço mais antigo, mais estável, as mudanças que ocorreram foram pequenas. Percebe-se na parte de internet uma mudança muito forte no Brasil, acompanhada por Rondônia de maneira bastante significativa”.
Coleta de dados durante pandemia de Covid-19
A coleta de dados da PNAD Contínua é trimestral, feita por um servidor do IBGE, que, normalmente, vai à casa do informante. Porém, devido à pandemia de Covid-19, desde o mês de março, a coleta de informações para as pesquisas realizadas pelo Instituto tem sido feita por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, o informante pode checar a identidade do entrevistador no site do IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html).
O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, ressalta que a medida é uma forma de proteger tanto os servidores quanto os informantes. “A PNAD Contínua é uma pesquisa dinâmica, que mostra um retrato do Brasil em vários aspectos, especialmente sobre força de trabalho. Estas informações são fundamentais para subsidiar diversas políticas públicas. Por isso, é de suma importância que as pessoas continuem respondendo à pesquisa”.
São Lucas divulga, processo seletivo 2020.2, para o preenchimento de 90 vagas para Medicina
As inscrições estarão abertas no período 29 de abril de 2020 até às 23h59 do dia 31 de maio de 2020
MPF recomenda ao presidente da Funai que anule imediatamente portaria que permite grilagem de terras indígenas
Recomendação é assinada por 49 procuradores da República de 23 estados da federação
Prefeito explica suspensão do decreto para a abertura gradual do comércio
Hildon Chaves explica que o município agora segue as determinações do Governo do Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook