O choro e a confissão de culpa – sinais de humildade

Ao reconhecer que ofendeu a honra do governado Confúcio Moura e pediu-lhe desculpadas, durante audiência de instrução, como revela matéria postada no jornal Rondoniaovivo, o deputado estadual José Hermínio Coelho mostrou-se humilde.

Valdemir Caldas
Publicada em 04 de setembro de 2017 às 12:57
O choro e a confissão de culpa – sinais de humildade

O governador Confúcio Moura está processando criminalmente o deputado estadual Jos=e Hermínio Coelho

Errar é humano, já disse alguém. Na possibilidade do erro está o traço distintivo entre o humano e o Divino. O reconhecimento do erro, contudo, mais que prova de humildade, é sinal de grandeza a que nem todos estão acostumados. Ao reconhecer que ofendeu a honra do governado Confúcio Moura e pediu-lhe desculpadas, durante audiência de instrução, como revela matéria postada no jornal Rondoniaovivo, o deputado estadual José Hermínio Coelho mostrou-se humilde.

A humildade é uma das qualidades mais belas do ser humano. Quem é humilde reconhece que sem Deus na sua vida não é nada. Uma pessoa humilde tem mais facilidade de se relacionar com os outros, seja no lar, no trabalho, na rua, no lazer, com a família e os amigos. A humildade aproxima o cristão de Deus, mas o orgulho o afasta. Todas as coisas vêm de Deus: a saúde, a casa, o emprego, o carro, o talento, o dinheiro, enfim, tudo. E é gratificante quando a pessoa reconhece isso. Não somos melhor que outros.

Não se sinta diminuindo por causa disso, deputado. Pelo contrário, sua atitude o tornou grande (não em termos de estatura, é claro, mas de dignidade) aos olhos da opinião pública. A Bíblia ensina que os humildes receberão a terra por herança. A essa altura do campeonato, porém, restar saber se o seu gesto influenciará de alguma maneira na decisão do magistrado, mas, pelo menos, ficou a lição de que é preciso aprender a controlar as emoção e medir as palavras, antes de soltá-las ao vento.

A língua pode destruir não apenas o nosso corpo, mas jogar na vala comum reputações e causar intrigas e tragédias. Por isso, precisamos aprender a refreá-la. Ora, se somos capazes de colocar freio na boca de um cavalo para que nos obedeça, porque não conseguimos controlar a nossa língua, que é um pequeno membro do corpo, mas exerce um poder destruidor tremendo, como a faísca lançada na floresta, causando um incêndio de grandes proporções.

Comentários

  • 1
    image
    HIRAN GALLO 04/09/2017

    O MAIOR PATRIMONIO DE UM CIDADÃO ,É SUA DIGNIDADE,NÃO TEM PRÊÇO,O GOVERNADOR AGIU CORRETAMENTE,PROCURAR A JUSTIÇA,AGORA É FÁCIL DIFAMAR NO PÚBLICO E PEDIR PERDÃO NO PRIVADO,

  • 2
    image
    Raimundo Pereira Costa 04/09/2017

    OS HOMENS SE DISTANCIARAM DE DEUS...E DEIXARAM A VAIDADE...A ARROGÂNCIA..A PREPOTÊNCIA..O INDIVIDUALISMO..A FALTA DE HUMILDADE..TOMAR CONTA DE SUAS VIDAS...NÃO SABEM QUE ESTAMOS AQUI NESSA TERRA SÓ DE PASSAGEM...NÃO SOMOS NADA...DIANTE DE DEUS...SOMOS TÃO PEQUENO QUANTO UM GRÃO DE AREIA NO DESERTO...

  • 3
    image
    clenio amorim correa 04/09/2017

    "Há três coisas que não voltam atrás: "a flecha lançada, a palavra falada e o tempo perdido". Portanto, ofensa proferida no calor da emoção, é como uma bala atirada, não tem volta!!!

  • 4
    image
    José Roberto Cardoso 04/09/2017

    O Deputado Hermínio galgou degraus elevados na vida, em virtude de sua atuação como sindicalista e, posteriormente, como parlamentar. Procede de família humilde e costuma ajudar a pessoas simples e necessitadas. Tenho dúvidas quanto à sua continuidade na política. Receio que terá dificuldades para se reeleger. Pesam contra ele algumas questões: 1 - Como abordado na matéria, sua língua ferina já lhe rendeu inúmeros processos e fartos desafetos. Fala o que não deve, desrespeita a oponentes de forma viperina, achando-se acima da lei... 2 - Deixou os bancos escolares de forma muito precoce. Deveria ter sentado em bancos escolares, com a mesma gana com se abanca nas mesas de jogo...Aí seria doutor.

  • 5
    image
    geraldo 04/09/2017

    Esse cidadão ja e ignorante por natureza,sem cultura neuma,esse e o retrato da maioria do nosso eleitorado...tem muito nordestino, inteligente pra tudo,mas esse ai,a pouca inteligencia que lhes restou ,subiu pra cabeça,tem hora que ,se ele permanecesse calado,seria um grande deputado

  • 6
    image
    Henry 04/09/2017

    Humilde será? Por que o deputado não se retratou quando teve oportunidade? Certamente receberá a sentença à altura do crime praticado. Talvez o deputado chore ano que vem com o resultado que obterá nas urnas, e olhe lá.

  • 7
    image
    Antonio jorge 04/09/2017

    À época era um profeta; era um show e não tinha nada de humildade. Agora ... o tempo passou ... .A língua ficou dura ou mole. Não será possível avaliar agora. Só com as próximas eleições. Estaremos à escuta profeta. Meu Pai, nordestino, dizia que de vez em quando era bom nós nos recolhermos a "nossa humilde insignificância".

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook