O DIA NA HISTÓRIA - 05 DE ABRIL!
1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual da Província Estanífera do Brasil, composta por Rondônia e partes do Acre e Amazonas
RONDÔNIA:
1923 – Instalada, presidida pelo “sr. H. Sievers” a Liga Desportiva Porto-Velhense”, com várias solenidades e à noite, com a orquestra do município de Santo Antônio, um baile nos salões do Clube Internacional”.
1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFMM.
1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território, de 5 de abril a outubro de 1956.
Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual da Província Estanífera do Brasil, composta por Rondônia e partes do Acre e Amazonas.
1988 – Dois professores, dois alunos e uma funcionária administrativa, decidiram manter “greve de fome” na Universidade Federal de Rondônia, contra a permanência do professor Álvaro Lustosa como reitor.
COMEMORA-SE:
Dia do Filho. Dia Internacional das Telecomunicações. Dia Internacional da Consciência. Dia do Propagandista Farmacêutico.
Católicos celebram Santa Irene de Tessalônica, São Vicente Ferrer.
BRASIL:
1992 - Morre o cantor Antônio Marcos (n. 1945), autor da música “Se eu pudesse conversar com Deus”. 2014 – Morre o ator José Wilker (n. 1944), novelas “Roque Santeiro”, “Gabriela”, “Dona Flor e seus dois Maridos”. 1928 – Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, em Mossoró (RN).
MUNDO:
1976 — Acontece o massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim. 2017 — Cecília, uma chimpanzé argentina, é o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.
FOTO DO DIA:
Em meados da década de 1950, quando se confirmou a existência de uma enorme área de minério de estanho, praticamente a céu aberto no sertão do Território Federal de Rondônia, milhares de migrantes chegaram, em maioria nordestinos, que se atiraram nos grotões em busca daquele minério.
Seu nome: cassiterita. Uma história que começou em 1952, quando um professor do colégio Dom Bosco (PVh) identificou a presença do minério e o proprietário do seringal “Primavera”, o seringalista Joaquim Pereira da Rocha mandou investigar.
Analisada pelo engenheiro Frederico Hoepken, foi confirmada a presença de cassiterita, mas foi mandado batear ouro e diamante nas margens dos igarapés e dos rios dentro do “Primavera”, constatando-se enormes veios do minério, com milhares de garimpeiros chegando se espalhando na região de Ariquemes.
Em 1970 o ministro das Minas e Energia Dias Leite baixou portaria proibindo a garimpagem manual, admitindo apenas a mecanizada, o que gerou forte comoção social e econômica para o Território. A garimpagem de cassiterita gerou muitos dos municípios no entorno de Ariquemes, e apesar dos problemas ambientais, deixou um saldo positivo para Rondônia.
Prefeitura avança com iluminação de LED
Mais de 4.500 pontos da cidade já receberam luminárias
Semed homenageia escolas com bons resultados no Ideb 2021 e Saero 2022
Foram oito escolas reconhecidas durante a cerimônia de honra ao mérito
Singeperon se reúne com Unimed para discutir plano de saúde para a categoria
A discussão sobre um plano de saúde para a categoria é de extrema importância e a diretoria já vinha buscando até mesmo com outras operadoras uma proposta justa para a categoria
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook