O DIA NA HISTÓRIA 06 DE DEZEMBRO!

1951 – O expediente no comércio em Porto Velho vai até 16 horas, para que todos possam assistir ao jogo Ferroviário (Local) X América (Manaus)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 06 de dezembro de 2022 às 09:25
O DIA NA HISTÓRIA 06 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Extensionista Rural, Dia do Neuropsicopedagogo, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Católicos celebram Santa Asela, São Nicolau  de Mira.

RONDÔNIA: 1925 – O prefeito Joaquim Augusto Tanajura inaugura em  Porto Velho a Rua D. Pedro II, pela passagem do centenário de nascimento do imperador. 1951 – O expediente no comércio em Porto Velho vai até 16 horas, para que todos possam assistir ao jogo Ferroviário (Local) X América (Manaus). 1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici.

BRASIL: 1951 – Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras. 1969 — Morre João Cândido, o almirante negro, líder da Revolta da Chibata, contra os castigos físicos na Marinha (n. 1880). Em 1960 — O 1º porta-aviões do Brasi,l o NAeL Minas Gerais é incorporado à Armada Brasileira. Em 1976 – Morre o 27º presidente do Brasil, João Goulart (n. 1919).

MUNDO: 1768 – Publicada a 1ª edição da Enciclopédia Britânica. 1897 — Londres se torna a 1ª cidade do mundo a ter táxis licenciados.  2017 — Os EUA reconhecem a cidade de Jerusalém como capital de Israel.

FOTO DO DIA: Distante 200KM de Guajará-Mirim, subindo o Rio Mamoré, o que aumenta mais as horas de viagem, fica a localidade de Surpresa, um dos distritos de Guajará – o outro é Iata, à margem da rodovia “Prefeito Isaac Bennesby”, a BR-425, muito mais conhecido. Mas Surpresa é um bom local para se conhecer, comunidade pequena, onde a solidariedade é  comum. Uma pesquisa liderada pelo professor Marcos Antônio Zaramella, da escola “São Judas Tadeu”, com ajuda de estudantes e professores locais, pelo depoimento de antigos moradores permitiu se conhecer melhor a história de Surpresa. O 1º morador foi Severino Alves Rodrigues, na década de 1920, mas uma tragédia familiar o fez deixar o local e só em 1930 o pernambucano Tancredo Farias de Matos se instalou na localidade a que deu o nome “Surpresa”. (ver  mais em https://www.diariodaamazonia.com.br/conheca-a-historia-do-distrito-de-surpresa-em-guajara-mirim/)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook