O DIA NA HISTÓRIA 10 DE MARÇO!

1904 – O presidente Rodrigues Alves assina o Decreto-Lei 5.161 mandando construir a ferrovia Madeira-Mamoré, em cumprimento ao Tratado de Petrópolis

Lúcio Albuquerque
Publicada em 10 de março de 2023 às 08:18
O DIA NA HISTÓRIA 10 DE MARÇO!

RONDÔNIA: 1904 – O presidente Rodrigues Alves assina o Decreto-Lei 5.161 mandando construir a ferrovia Madeira-Mamoré, em cumprimento ao Tratado de Petrópolis. 1954 – Todos os barcos de passageiros ou cargas que chegam a Porto Velho são inspecionados pelo Serviço de Saúde do Território, no combate a doenças transmitidas por mosquitos. 1986 – Com a omissão da Prefeitura, comerciantes põem seus mostruários nas calçadas, e pedestres disputam com carros o direito de ir e vir. (AM) – como agora.

COMEMORA-SE: Dia do Sogro. Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. Dia do Conservador. Dia da Sociedade dos Amigos do Bairro (SP). Dia do Telefone.  Dia Internacional da Gaita de Foles. Católicos celebram São João Ogilvie. São Simplício. São Macário de Antioquia. Santa Anastácia, a Patrícia.

BRASIL: 1534 – Duarte Coelho Pereira torna-se o 1º donatário de capitania no Brasil, a de Pernambuco. 1970 — Nasce Hélia Rogério de Souza Pinto, a “Fofão”, em 2008 campeã Olímpica de Voleibol.  

MUNDO: 1876 - Graham Bell faz a 1ª transmissão da fala, de forma inteligível, a partir do seu telefone. 1913 – Morre Harriet Thumb (n. 1822) militante negra contra a escravidão nos EUA. 1955 – Morre Alexander Fleming, o descobridor da 
penicilina. 2006 – A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (EUA) pousa em Marte.

FOTO DO DIA: TEIXEIRA VIROU A CASACA

Talvez o maior praticamente de esportes dentre todos os governadores que Rondônia já teve, Jorge Teixeira (1979/85) jogava ou - como diziam alguns dos que participavam dos jogos na Vila Cujubim – “enganava” em vários deles.

Especialmente dois esportes ele gostava de praticar, o voleibol e o basquete, como em Manaus, mas de um ele não gostava, o futsal, e teria até proibido sua prática quando da inauguração do ginásio Cláudio Coutinho.

Alguns dos que participavam das peladas de voleibol na Vila Cujubnim, contavam que Teixeira, sem poder subir para “cortar” a bola devido a um problema num dos joelhos, costumava puxar a rede para baixo.

Tido como “flamenguista doente”, um dia Jorge Teixeira “virou a casaca”: em 1980 o Ferroviário portovelhense ganhou o 6º Copão da Amazônia, torneio que reunia campeões do Acre, Rondônia, Amapá e Roraima. 

O torneio foi em Macapá. Na volta o Ferroviário foi recebido com uma grande festa, em carro de bombeiros etc. Na sede do “Ferro” o flamenguista Teixeirão virou a casaca, vestindo a camisa tricolor, igual à do tricolor carioca (foto).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook