O DIA NA HISTÓRIA 11 DE AGOSTO!
1981 – O deputado federal Jerônimo Santana (MDB/RO) tem emenda pronta ao projeto de criação do Estado, que ainda não chegou ao Congresso: quer a eleição a governador ano que vem, mas a minuta do projeto prevê só em 1986
RONDÔNIA:
1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube, com sede no aeroporto do Caiari.
1948 – A construção do Palácio “Madeira-Mamoré”, em frente à Usina de Eletricidade (Av. Farqhuar com Sete de Setembro), será de responsabilidade do engenheiro Luiz Prive.
1953 – Um grande clássico da dramaturgia nacional, “As mãos de Eurídice”, será apresentado esta semana no cineteatro Resky. (AM)
1981 – O deputado federal Jerônimo Santana (MDB/RO) tem emenda pronta ao projeto de criação do Estado, que ainda não chegou ao Congresso: quer a eleição a governador ano que vem, mas a minuta do projeto prevê só em 1986.
l1984 – O líder da Frente Liberal, deputado federal Chiquilito Erse garante: Se Mário Andreazza ganhar a convenção do PDS, ele e seu grupo votarão em Andreazza no colégio eleitoral.
COMEMORA-SE:
Dia do Estudante. Dia Internacional da Logosofia. Dia do Garçom. Dia do Advogado. Dia da Televisão. Dia da Pintura. Católicos celebram Santa Clara de Assis, Santa Susana, São Tibúrcio.
BRASIL:
1827 - O imperador Dom Pedro I instala os primeiros cursos de Direito no país. 1937 — Fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE) 2008 - Ketleyn Quadros torna-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha no judô em olimpíadas.
MUNDO:
962 — Tripulante do Vostok 3 do Cosmódromo de Baikonur, o cosmonauta Andrian Nikolayev torna-se a primeira pessoa a flutuar em microgravidade.
FOTO DO DIA:
Deputado federal por três mandatos (1971/75, 1975/1979 e 1979/1983), Jerônimo Santana, sempre criticou que os governadores dos territórios fossem nomeados.
Nos dois primeiros mandatos Jerônimo manteve o mesmo discurso, relativo aos governadores, nomeados desde a criação do Território, em 1943. Para ele, independente do grau de trabalho feito, eram todos “coronéis desempregados”.
Em 1981 a proposta de criação do Estado estava sendo finalizada e o deputado voltou ao discurso. Em entrevista em Porto Velho, apesar de reconhecer que não vira ainda o texto, Santana disse que já tinha pronta uma emenda para eleição a governador na disputa prevista para 1982.
Era que naquele pleito, se aprovada a Lei, e com os comentários de que o governador continuaria nomeado até à disputa de 1986, ele pretendia que já em 1982 houvesse eleição para o cargo.
Durante a votação do projeto criando o Estado de Rondônia, Jerônimo se absteve, por orientação da bancada do MDB. Em 1985, contrariando seu discurso com relação a “governador nomeado”, coube a Jerônimo indicar um nome para ser o último governador nomeado.
Em 1987 Jerônimo Santana, também chamado “Dr. Bengala”, tornou-se o primeiro governador de Rondônia, pelo voto.
Ambientalistas denunciam desmatamento às margens de rodovia amazônica
Estudo monitora abertura de estradas a partir da BR-319
Servidores federais e governo não têm acordo para reajuste de 2024
Pendência na aprovação do arcabouço fiscal estaria travando negociação
Novo PAC vai investir R$ 29,6 bilhões em Rondônia em obras e serviços para melhorar a vida da população
Forte parceria entre Governo Federal, governo de Rondônia, municípios, setor privado e movimentos sociais é a marca do programa para acelerar o crescimento e gerar emprego e renda
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook