Juiz de Rondônia é aposentado compulsoriamente após investigação administrativa

As investigações revelaram que ele, supostamente, utilizava sua posição no judiciário para tratar de assuntos particulares ligados à pecuária de maneira arbitrária

Rondônia Jurídico
Publicada em 10 de agosto de 2023 às 15:14
Juiz de Rondônia é aposentado compulsoriamente após investigação administrativa

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia determinou a aposentadoria compulsória do Juiz de Direito Hedy Carlos Soares, atuante na 1ª Vara Genérica da Comarca de Buritis. A decisão foi baseada em um processo administrativo disciplinar, resultante de alegações de uso impróprio de seu cargo para benefício próprio em atividades paralelas relacionadas à pecuária.

Em agosto de 2022, Hedy Carlos Soares foi detido no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, quando se preparava para embarcar para os Estados Unidos. As investigações revelaram que ele, supostamente, utilizava sua posição no judiciário para tratar de assuntos particulares ligados à pecuária de maneira arbitrária.

Um incidente relatado envolveu o juiz e um casal de Buritis, A. de L. S. e S. dos S. B. Segundo registros, o magistrado teria coagido S., a mulher, a assinar uma procuração, transferindo seus bens a uma terceira pessoa, supostamente associada ao juiz. Este episódio levou S. a registrar uma ocorrência contra o juiz por "exercício arbitrário das próprias razões".

Posteriormente, imagens de câmeras de segurança do Fórum de Buritis mostraram o magistrado chegando ao local com dois homens em seu veículo. Estes foram identificados como agentes de polícia do Estado de São Paulo, trazidos ao estado por Soares para "auxiliar em seus negócios".

Soares defendeu-se, alegando que o casal reconheceu voluntariamente uma dívida com ele e ofereceu seus bens para liquidar o débito. Além disso, relatou que investiu seus ganhos na pecuária e, com os lucros, investiu também em moedas digitais, obtendo significativos rendimentos.

Por fim, há suspeitas de que Soares utilizou S. como "laranja" em seus negócios de pecuária, com transações de gado sendo realizadas em nome dela.

A decisão de aposentadoria compulsória entra em vigor a partir de 08/08/2023, considerando o trânsito em julgado do acórdão.

Comentários

  • 1
    image
    José Augusto Cesar Pires 04/03/2024

    O juizeco vai receber um bom salário. Assim funciona o judiciário no Brasil.

  • 2
    image
    O 04/03/2024

    O juizeco vai receber um bom salário. Assim funciona o judiciário no Brasil.

  • 3
    image
    Alzenira Fernandes 11/08/2023

    Ele tá de boa, pois o castigo é remunerado.

  • 4
    image
    Carlos 11/08/2023

    Mês passado saiu uma reportagem em que Rondônia era junto com outro Estado, os que mais pagavam acima do teto para juízes. Muito juiz recebendo acima de 100 contos por mês. É bem provável que esse juiz se aposente com valores elevados assim. Que punição triste, até eu gostaria duma punição assim, aposentar cedo, com vencimentos integrais e tudo mais bancado pelo patriotas.

  • 5
    image
    Só observo 11/08/2023

    Um cidadão comum seria enquadrado a rigor da lei por improbidade e corrupção. Mas a eles não, a pena é ser afastado e receber um salário até o seu fim. Dois pesos e duas medidas.

  • 6
    image
    Edson Lustosa 10/08/2023

    Feriu interesses de quem pode mais do que ele. Há anos acumulava uma imensa capivara na Corregedoria, assinando sentenças de processos em que não presidira uma audiência sequer, além de outras peripécias, muitas delas aquiescidas por quem deveria corrigi-las. Chegou um momento que não deu mais.

  • 7
    image
    sebastian 10/08/2023

    A punição para esse camarada vai deixá-lo arrasado. Chega a dar dó desse coitado juiz, se não estou enganado, essa tal aposentadoria compulsória como forma de punição vai custar aos cofres do contribuinte a remuneração proporcional ao tempo de serviço do tal juiz, ou seja, o cara vai continuar ganhando um excelente salário até o resto de sua vida. Que punição maravilhosa!

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook