O DIA NA HISTÓRIA 16 DE MAIO!
1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar
RONDÔNIA:
1920 – Pela primeira vez é noticiado, minuto a minuto, na imprensa local um jogo de futebol (Ypiranga 2X0 União Esportiva) no “field” do Ypiranga.
1950 – Humberto Correia, Humberto Amorim, Moacyr de Miranda, Mac D. Rivero, Marco A. Guzman, Balduino Lira, Odelio Serpa, Hilarino Cunha e Artur Marques fundam em Porto Velho a “Rádio Cayari”.
1976 – O artigo “Nasce uma cidade na selva”, da jornalista Iracema Soares, narra o começo da cidade de Ariquemes, e os desafios das primeiras famílias a se instalarem.
1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar.
1986 – O deputado estadual Zuca Marcolino, ex-PDS agora PSB, confirmou candidatura a governador na primeira disputa estadual, este ano.
COMEMORA-SE:
Dia do Gari, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca (Unesco), Dia Internacional da Convivência em Paz (ONU), Dia do Médico Geriatra.
Católicos celebram Santo Alexandre, Santo Ubaldo, São João Nepomuceno, São Simão Stock.
BRASIL:
1978 — Atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficou despedaçada. 1925 - Nasce Nilton Santos (m. 2013), apelidado “Enciclopédia do Futgebol, campeão mundial de 1958 e 1962 pelo Brasil, .
MUNDO:
1948 – Eleito o primeiro presidente de Israel, Chaim Weizmann, (1874/1952), judeu bielorusso. 1929 — Em Hollywood, acontece a primeira cerimônia do Óscar. 1983 – O cantor Michael Jackson lança pela primeira vez em um show o passo “Moonwalk”.
FOTO DO DIA:
Manhã do dia 16 de abril de 1985, o ex-prefeito de Manaus, e desde ontem ex-governador de Rondônia Jorge Teixeira de Oliveira, e sua esposa Aída Oliveira, entram no avião da “Cruzeiro do Sul” encerrando mais uma etapa, a última de Teixeira, duas décadas dedicadas à Amazônia, especificamente a Manaus e a Rondônia.
Em Manaus compõem seu currículo a implantação do Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS, em 1965, depois a criação do Colégio Militar de Manaus, e de 7 de abril de 1975 a 21 de março de 1979 foi prefeito da capital amazonense modernizando a cidade.
Em março de 1979 foi nomeado governador do Território Federal de Rondônia. Em sua primeira visita a Porto Velho, antes de assumir, Teixeira disse que vinha “com a missão de “transformar” o Território em Estado” missão que ele ajudou a cumprir quando, a 22 de dezembro de 1981 o presidente João Figueiredo assinou A Lei Complementar 41, extinguindo o Território Federal e criando o Estado de Rondônia.
A foto, de Rosinaldo Machado, foi a última imagem de Teixeira ainda em solo rondoniense, porque quase dois anos depois ele faleceria no Rio de Janeiro.
Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis
Empresa não se baseará mais nos preços de importação
Médico ortopedista faz atendimento voluntário, em reconhecimento ao trabalho dos garis municipais
Felipe Casseb atende a 30 pacientes, gratuitamente, todo mês
Ecoponto criado por agente de limpeza de Porto Velho mostra que é possível dar outro destino ao lixo
Servidora também tem levado educação ambiental a escolas e associações de bairros da capital
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook