O DIA NA HISTÓRIA 16 DE MAIO!

1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar

Lúcio Albuquerque
Publicada em 16 de maio de 2023 às 09:40
O DIA NA HISTÓRIA 16 DE MAIO!

RONDÔNIA:

1920 – Pela primeira vez é noticiado, minuto a minuto, na imprensa local um jogo de futebol (Ypiranga 2X0 União Esportiva) no “field” do Ypiranga.
1950 – Humberto Correia, Humberto Amorim, Moacyr de Miranda, Mac D. Rivero, Marco A. Guzman, Balduino Lira, Odelio Serpa, Hilarino Cunha e Artur Marques fundam em Porto Velho a “Rádio Cayari”. 
1976 – O artigo “Nasce uma cidade na selva”, da jornalista Iracema Soares, narra o começo da cidade de Ariquemes, e os desafios das primeiras famílias a se instalarem.
1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar.
1986 – O deputado estadual Zuca Marcolino, ex-PDS agora PSB, confirmou candidatura a governador na primeira disputa estadual, este ano.

COMEMORA-SE:

Dia do Gari, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca (Unesco), Dia Internacional da Convivência em Paz (ONU), Dia do Médico Geriatra.
Católicos celebram Santo Alexandre, Santo Ubaldo, São João Nepomuceno, São Simão Stock.

BRASIL:

1978 — Atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficou despedaçada. 1925 - Nasce Nilton Santos (m. 2013), apelidado “Enciclopédia do Futgebol, campeão mundial de 1958 e 1962 pelo Brasil, .

MUNDO:

1948 – Eleito o primeiro presidente de Israel, Chaim Weizmann, (1874/1952), judeu bielorusso. 1929 — Em Hollywood, acontece a primeira cerimônia do Óscar. 1983 – O cantor Michael Jackson lança pela primeira vez em um show o passo “Moonwalk”.

FOTO DO DIA:

Manhã do dia 16 de abril de 1985, o ex-prefeito de Manaus, e desde ontem ex-governador de Rondônia Jorge Teixeira de Oliveira, e sua esposa Aída Oliveira, entram no avião da “Cruzeiro do Sul” encerrando mais uma etapa, a última de Teixeira, duas  décadas dedicadas à Amazônia, especificamente a Manaus e a Rondônia.

Em Manaus compõem seu currículo a implantação do Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS, em 1965, depois a criação do Colégio Militar de Manaus, e de 7 de abril de 1975 a 21 de março de 1979 foi prefeito da capital amazonense modernizando a cidade.

Em março de 1979 foi nomeado governador do Território Federal de Rondônia. Em sua primeira visita a Porto Velho, antes de assumir, Teixeira disse que vinha “com a missão de “transformar” o Território em Estado” missão que ele ajudou a cumprir quando, a 22 de dezembro de 1981 o presidente João Figueiredo assinou A Lei Complementar 41, extinguindo o Território Federal e criando o Estado de Rondônia.

A foto, de Rosinaldo Machado, foi a última imagem de Teixeira ainda em solo rondoniense, porque quase dois anos depois ele faleceria no Rio de Janeiro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook