O DIA NA HISTÓRIA - 17 DE NOVEMBRO!
1903 – Assinado por Brasil e Bolívia o Tratado de Petrópolis: o Brasil fica com as terras do Acre e manda construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira – a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
COMEMORA-SE: Dia Internacional do Estudante. Dia da Criatividade. Dia Mundial da Prematuridade. Dia Nacional de Combate à Tuberculose.. Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Católicos lembram Santa Isabel da Hungria e São Gregório Taumaturgo.
RONDÔNIA: 1903 – Assinado por Brasil e Bolívia o Tratado de Petrópolis: o Brasil fica com as terras do Acre e manda construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira – a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
BRASIL: 1889 — O vapor “Paraíba” deixa o porto levando para o exílio a família imperial brasileira. 1903 - Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil. 1910 — Nasce Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. 1959 — Morre o maestro Heitor Villa-Lobos, considerado "a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira".
MUNDO: 1558 - A rainha Elizabeth I assume o trono e faz da Inglaterra um império colonial. 1869 - Inaugurado o canal de Suez, construído pelo Reino Unido. 1875 — Fundação, nos EUA, da Sociedade Teosófica. 1970 – Patenteado por Douglas Engelbart o mouse de computador. 1970 – Pouso do primeiro robô itinerante de controle remoto na Lua, pela URSS. 2006 — A Sony (EUA) lançou o videogame PlayStation 3.
FOTO DO DIA: Levando em seus vagões de primeira classe apenas membros da construtora e alguns convidados, a foto de Dana de Merril, registra a viagem da inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, o que encerrou oficialmente as obrigações assumidas pelo Brasil, com a Bolívia, conforme o “ Tratado de permuta de Territórios e outras Compensações”, conhecido como “Tratado de Petrópolis”, por ter sido assinado na cidade serrana o documento que garantia ao Brasil as terras bolivianas invadidas por seringueiros nacionais desde 1850, e àquele país o acesso ao mar. “O Brasil recebeu a posse definitiva do território do Acre, cedido pela Bolívia, em troca de áreas no Mato Grosso, mais o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré”.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-o-brasil-comprou-o-acre-por-um-cavalo/
Evento reúne advogados e advogadas para debater o futuro da OAB-RO
Para Zênia, o diálogo e a inclusão serão a base de seu mandato, caso seja eleita presidente da OAB Rondônia
Linha Azul ajudará no diagnóstico precoce do câncer de próstata
Implementada no SUS, iniciativa facilitará acesso ao atendimento
OAB não reconhece cobranças fiscais indevidas
Medidas administrativas e judiciais são tomadas para garantir o patrimônio da entidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook