O DIA NA HISTÓRIA - 23 DE OUTUBRO!

1979 – Instalado em Vilhena o templo da Igreja Luterana Brasileira

Lúcio Albuquerque
Publicada em 23 de outubro de 2021 às 10:45
O DIA NA HISTÓRIA - 23 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE: Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador. Início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - data móvel. Católicos lembram São João de Capristano, padroeiro dos capelães militares; São Severino Boécio.

RONDÔNIA: 1979 – Instalado em Vilhena o templo da Igreja Luterana Brasileira.

BRASIL: 1906 — Santos Dumont faz, na França, voo de 60 metros a 2 metros do chão, com o 14-bis, 1ª  vez que uma aeronave decola usando apenas suas próprias forças. 1937 - O governo manda fechar todas as associações secretas, inclusive lojas maçônicas. 1940 – Nasce em Minas Gerais Edson Arantes do Nascimento, brasileiro mais reverenciado no mundo que o conhece pela alcunha que o famoso, “Pelé”. 2005 — Referendo Sobre a Proibição do Comércio de Armas e Munição no Brasil; vitória da Frente Parlamentar pelo Direito à Legitima Defesa, que aprovou esse direito. 2015 - Aberto oficialmente os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO).

MUNDO: 501 — O Synodus Palmaris absolve o Papa Símaco de todas as acusações, terminando assim o cisma do Antipapa Lourenço. 1850 — A primeira Convenção Nacional dos Direitos da Mulher começa em Worcester, Massachusetts. 1997 — A Bolsa de Valores de Hong Kong, uma das maiores do mundo, cai 10,4%, provocando uma crise mundial. 

FOTO DO DIA: Piracema (do Tupi Guarani pirá-acema = a saída do peixe), “Movimento migratório dos peixes, no sentido contrário à correnteza do rio, com fins de reprodução. Ocorre na época das chuvas” (Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena –). Muito comum na Amazônia. Em Porto Velho há 40 anos esse espetáculo era assistido (foto) com frequência  nas cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio, onde acontecia o Campeonato de Pesca, organizado pelo Lions Clube, onde muitas vezes bagres de até 70 quilos eram pescados. Nessas ocasiões, caravanas de pescadores chegavam de muitas regiões do país. Mesmo antes da construção da hidrelétrica de Santo Antônio o Campeonato de Pesca desapareceu.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook