O DIA NA HISTÓRIA - 24 DE JUNHO!

1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no bairro do Mocambo, presidida por Hermógenes Santos e como Mãe do Terreiro a senhora Esperança Rita

Lúcio Albuquerque
Publicada em 24 de junho de 2021 às 10:55
O DIA NA HISTÓRIA - 24 DE JUNHO!

RONDÔNIA: 1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no bairro do Mocambo, presidida por Hermógenes Santos e como Mãe do Terreiro a senhora Esperança Rita. Em 1935 foi reinstalada no Bairro de Santa Bárbara. Em 1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena.

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Araucária (também chamada Pinheiro Brasileiro). Dia das Empresas Gráficas.  Dia Mundial do Disco Voador.
Católicos lembram Natividade de São João Batista, São Vicente Lelis, São Festo e São João, mártires. 

FATOS:  109 — Inaugurado o aqueduto levando água do Lago de Bracciano, a Roma. 1911 – Nasce Juan Manuel Fangio, vice-campeão da 1ª Fórmula 1 e 5 vezes campeão do mundo. 1935 — Morre Carlos Gardel, voz maior do tango argentino.  1947 — Kenneth Arnold registra o 1º avistamento de OVNIs, perto  de Washington. 1950 — Com goleada de 4x0 sobre o México, o Brasil estreia na Copa do Mundo de 1950, com 90 mil torcedores no Maracanã. 1995 — "Final da Copa do Mundo de Rúgbi": a África do Sul derrota a Nova Zelândia, e o país campeão festeja o líder  Nelson Mandela, 1º presidente negro da África do Sul.  2001 – Morre Milton Santos, brasileiro, um dos maiores geógrafos do mundo.

FOTO DO DIA : Há 107 anos, sob liderança da Mãe de Santo Esperança Rita, era criado no Bairro do Mocambo o primeiro terreiro de Umbanda em Porto Velho, a Irmandade de Santa Bárbara, que em 1935 foi mudado para outro local, atual Bairro Santa Bárbara onde a 9 de julho de 1946 foi inaugurada a capela da santa, na primeira cerimônia ecumênica da cidade, com participação do bispo Dom Pedro Massa, e, no dia seguinte, assinada uma ata de “compromissos recíprocos”, em ato com participação das freiras salesianas (Escola Nossa Senhora Auxiliadora) e celebrada pelo padre Francisco Pucci” (Antonio Cantanhede em “Achegas para a história de Porto Velho”), fato confirmado pelo escritor Hugo Evangelista da Silva, em artigo “Mãe de Santo Esperança Rita” no site gentedeopiniao.com.br (https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/hugo-evangelista/mae-esperanca-rita). Há alguns anos a Irmandade funciona no Bairro Tupy, onde foi comemorado o centenário da Irmandade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook