O DIA NA HISTÓRIA 25 DE JANEIRO!

Em 1977 a “Vila Papagaio”, onde Rondon amarrava suas canoas e instalou um posto telegráfico, tornou-se o 3º município mais antigo de Rondônia, e de suas terras surgiram outros vários municípios

Lúcio Albuquerque
Publicada em 25 de janeiro de 2023 às 09:43
O DIA NA HISTÓRIA 25 DE JANEIRO!

Na década de 1920 o lugar era conhecido como “Arikeme”, área de alguns seringais na bacia do Rio Jamari, período quando o governo de Mato Grosso elevou a pequena vila à condição de distrito de Santo Antônio do Madeira.

Era o distrito de Ariquemes, distante uma imensidão de veredas dentro da selva, da sede à margem da primeira cachoeira do Rio Madeira, nomeado um subdelegado e um administrador.

O local era chamado, também, “Vila Papagaio”, e na década de 1960 (foto), com a chegada dos garimpeiros de cassiterita, aberta a BR-029, depois 364, ganhou uma pista para pequenos aviões – onde várias vezes pousei e decolei.

Um dos pontos fortes da economia local era a comercialização de peles de animais silvestres, mas a partir da implantação pelo Incra de projetos fundiários voltados à cacauicultora, no governo Humberto Guedes, apesar da oposição do PMDB, foi aberta a cidade de Ariquemes, em 1976. 

Em 1977 a “Vila Papagaio”, onde Rondon amarrava suas canoas e instalou um posto telegráfico, tornou-se o 3º município mais antigo de Rondônia, e de suas terras surgiram outros vários municípios.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook