Polícia Federal investiga fraudes na obtenção de registro de armas
Mandados são cumpridos em Barra do Garças (MT)
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (25) uma operação para coibir fraudes na obtenção do certificado de registro de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC) para compra de armas e munições. Batizada de Ilídimo, a ação cumpre dois mandados judiciais de busca e apreensão, na cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso.
A investigação constatou a existência de diversos documentos falsos que estariam sendo utilizados em processos de requerimento de certificado de registro. Os dados foram obtidos após compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, localizado em Jataí, em Goiás.
Fichas criminais
“Em regra, os documentos falsos eram utilizados para burlar a fiscalização, visando conceder o registro de CAC a pessoas que não possuíam requisitos para obtenção de armas de fogo, levando o Exército a erro. Pessoas com extensas fichas criminais (passagens por roubo, furto, associação criminosa, tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo) tentaram adquirir armas de fogo utilizando-se desses documentos falsos”, disse a Polícia Federal.
Os policiais buscam computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados. O objetivo é identificar outras pessoas que possam ter envolvimento com a investigação.
A concessão do certificado de CAC depende de apresentação de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, bem como declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal. Os investigados podem responder pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários de NIS de final 6
Adicional de R$ 150 só começará a ser pago em março
Dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis para 5G
Instalação de antenas deve ser autorizada por lei municipal
Sintero comemora Dia dos Aposentados pedindo mais respeito aos profissionais que dedicaram a vida à profissão
O Sintero tem lutado na defesa dos direitos dos aposentados acompanhando os processos de aposentadoria, orientando os trabalhadores, e cobrando dos governos a correta aplicação das leis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook