O DIA NA HISTÓRIA 26 DE JANEIRO!

1990 – O governador Jerônimo Santana vai ficar 12 dias na Europa, de onde pretende trazer projetos para aplicar em Rondônia. (Ass ACR)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 26 de janeiro de 2024 às 10:15
O DIA NA HISTÓRIA 26 DE JANEIRO!

RONDÔNIA:

1949 – Orientados pela professora Felicidade Souza, foi diplomada a turma de 14 novos datilógrafos na escola “Caiari”, em ato que contou com a presença do governador Araújo Lima.

1950 – A polícia tenta encontrar quatro adolescentes, todos em férias que, levando rancho e uma lanterna, pegaram uma canoa no porto da EFMM e sumiram no Rio Madeira.

1985 – Sempre contrário à ideia de Rondônia ter mais governadores nomeados, o ex-deputado Jerônimo Santana (PMDB), quer indicar o governador a ficar no cargo até à posse do a ser eleito ano que vem. (AM).

26 – 1989 – Mesmo sem a prefeitura ter cumprido sua parte, a Associação Comercial de Rondônia já iniciou a reforma da Praça “Jonatas Pedrosa”, nome do criador da cidade de Porto Velho. 

1990 – O governador Jerônimo Santana vai ficar 12 dias na Europa, de onde pretende trazer projetos para aplicar em Rondônia. (Ass ACR).

HOJE É:

Dia Nacional da Gula. Católicos celebram Santa Paula, São Timóteo, São Tito.

BRASIL:

1500 — O navegador Vicente Yáñez Pinzón é o primeiro europeu a registrar o que depois seria o Brasil. 1654 - Holandeses se rendem no Recife. 1980 — Para se apresentar no Brasil, Frank Sinatra teve de usar o Maracanã: cantou para 175 mil pessoas. 

MUNDO:

1564 - Concílio de Trento define a distinção entre catolicismo romano e protestantismo.  1905 — Encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, de 3106 quilates na África do Sul. 

FOTO DO DIA: BASA – 82 ANOS DE VIDA

A invasão japonesa à região produtora de borracha no Oriente, deu uma sobrevida aos seringais nativos da Amazônia para produzir e abastecer os Aliados do produto, considerado vital para o sucesso da Guerra, o que gerou o Acordo de Washington  (Brasil e Estados Unidos).

Um item daquele documento gerou um banco de caráter regional, o Banco de Crédito da Borracha, que em 1950, passava a ser o Banco de Crédito da Amazônia e, 16 anos depois, Banco da Amazônia.

Nessa nova fase, o banco que surgiu para dar suporte financeiro à produção da borracha, “assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal, já com o nome de Banco da Amazônia” (*).

No Basa, atualmente, tem destaque a aplicação do FNO, programa federal que é importante parceiro do desenvolvimento dos sete estados da Região Norte do país, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

(*) https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=442482

F. Agência do Basa em 1944 – Porto Velho – ACERVO Aldemir Courinos

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook