O DIA NA HISTÓRIA 26 DE SETEMBRO!
1950 – O presidente da Associação dos Seringalistas do Guaporé, Otávio Reis, leva à reunião, em Belém, com o Banco de Crédito da Amazônia, várias pautas dos produtores de borracha
RONDÔNIA:
1943 – Comércio e repartições públicas fechados, para receber a comitiva do general Amaro Bittencourt que inspeciona, a partir de Guajará-Mirim, a situação da ferrovia Madeira-Mamoré.
1950 – O presidente da Associação dos Seringalistas do Guaporé, Otávio Reis, leva à reunião, em Belém, com o Banco de Crédito da Amazônia, várias pautas dos produtores de borracha.
1967 – Para o prefeito Moacyr Assumpção (PVh) a campanha contra ele, que faz o jornal “O Guaporé”, é devido à apuração de desvios que encontrou na prefeitura envolvendo ex-diretores.
1987 – A Comissão Pró-reativação da ferrovia Madeira-Mamoré, vai apresentar ao governador Jerônimo Santana uma proposta para que o governo assuma a liderança do projeto.
1988 – Com muita fiscalização na estrada, e para evitar excessos e afogamentos na cachoeira, e até fraude, o Lions realiza neste domingo o XVII Campeonato de Pesca no Teotônio.
COMEMORE:
Dia Nacional dos Deficientes Auditivos.. Dia dos Primos. Dia Interamericano de Relações Públicas. Dia Mundial do Mar. Católicos celebram São Cosme e Damião. São Senador. São Nilo de Grottaferrata.
BRASIL:
1936 – Nasce Luis Fernando Verissimo, escritor, autor de “Comédia da Vida Privada” e outras obras. 1954 — Inter 6x2 Grêmio, no 1º Gre-Nal realizado no Estádio Olímpico. 2000 — Morre Baden Powell (n. 1937), mago do violão brasileiro.
MUNDO
1909 – Inaugurado o Kino Pionier (Cine Pioneiro), em Stetti, ALE, hoje Szczecin (POL), o mais antigo em atividade. 1905 — Albert Einstein publica Annus Mirabilis, introduzindo a teoria da relatividade especial. 1963 – O coronel Stanislav Petrov (URSS) discorda do radar (estava errado) e evita o início da III Guerra Mundial.
FOTO DO DIA: UM MUNDO DISTANTE
Década de 1960, centro de Porto Velho, esquina da Sete de Setembro com a Presidente Dutra, que alguns bem antigos ainda insistem em chamar “Avenida Divisória”, em torno de 11 a 12 horas.
Em frente ao atual Restaurante Sesc-Centro, era o estabelecimento comercial do sr. Frederico Simon Camelo, fundador da Federação das Indústrias.
Em baixo, uma espécie de guarita – seria para orientar um trânsito inexistente? Próximo, duas escolares, mostrando o que hoje é difícil: estão uniformizadas, sapatos pretos, meias brancas, camisas brancas com o escudo da escola e saias azul-marinho, um pouco acima dos joelhos.
As estudantes e outras pessoas atravessam o cruzamento, sem pressa. Faça isso agora: você é forte candidato a ir parar no noticiário policial e, se tiver sorte ir parar na enfermaria do JP II.
A “Dutra” já era mão dupla. Imagine hoje o casal da foto fazendo isso: Como os pedestres atravessando sem pressa o cruzamento, poderia ter, com sorte, destino igual.
Os carros estacionados entre as duas mãos da “Dutra”, mais acima uma “Rural Willys”, e bem em primeiro plano o “top de linha”, um “Aero Willys”.
Outros tempos, um mundo, apesar de bem próximo, tão distante.
Estudantes premiados no concurso 'Redação Turismo' visitam o Forte Príncipe da Beira
O intuito do projeto é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural de Rondônia
Proibição de união homoafetiva é constitucional? Entenda
Em debate na Câmara dos Deputados e com previsão para ser votado, PL pode ferir o princípio da proibição do retrocesso social, avalia especialista em Direito de Família
Proposta de súmula vinculante sobre princípio da insignificância não preenche requisitos legais, defende PGR
Para Augusto Aras, abstração dos critérios propostos pela Defensoria Pública da União amplia risco de litigiosidade sobre a questão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook