O DIA NA HISTÓRIA 27 DE FEVEREIRO!

1867 – Os governos de Brasil e Bolívia definem suas fronteiras através do Tratado de Ayacucho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 28 de fevereiro de 2023 às 13:33
O DIA NA HISTÓRIA 27 DE FEVEREIRO!

RONDÔNIA: 1867 – Os governos de Brasil e Bolívia definem suas fronteiras através do Tratado de Ayacucho. 1986 – Começa a funcionar a Loja Maçônica Acácia do Oeste, em Rolim de Moura. 1985 – Deputados assinam o livro de presenças da Assembleia Legislativa mas não vão ao plenário, prejudicando o projeto de ampliação de intervenção em Colorado do Oeste (AM). 1991 – O prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, teve mais de 93% de aprovação em pesquisa feita pelo CDL de seu município (AM).

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Livro Didático. Dia do Agente Fiscal da Receita Federal. Católicos lembram São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, São Gregório de Narek, São Leandro de Sevilha

BRASIL: 1914 — Expedição Científica Rondon-Roosevelt, chega ao Rio da Dúvida. 1929 — Nasce Djalma Santos (m. 2013) Djalma Santos, 2º a Fifa, o melhor lateral-direito de todos os tempos (Copas do Mundo de  1954, 1958, 1962 e 1966), bi em 58 e 62. Em 1994 – O presidente Itamar Franco implanta o Plano Real, 9ª moeda brasileira desde o império.

MUNDO: 425 — Fundação da Universidade de Constantinopla pelo imperador Teodósio II. 1952 – A ONU realiza a primeira reunião na sede permanente em Nova.

FOTO DO DIA: Patrono de um meridiano, o 52 W, da Arma das Comunicações do Exército, de um Estado brasileiro, de cidades, escolas e “n” coisas mais, o “Garoto de Mimoso” (MT) nascido Cândido Mariano da Silva e que teve agregado por um tio o sobrenome que o faria famoso não só no Brasil.

Rondon, certamente ainda há muito a pesquisar em escrever sobre sua vida e obra, ou se há diferença entre o “homem Rondon” e o “mito Rondon”, o que, aliás, seria uma boa pauta para grandes nomes, alguns nem tanto, da história rondoniense.

Rondon foi indicado duas vezes para o Nobel da Paz (*), em  1925, pelo físico Albert Einstein, e em 1957 pelo Explorer Club de Nova Iorque (EUA) (Ver https://rondonia.ro.gov.br/marechal-rondon-foi-indicado-ao-premio-nobel-da-paz-pelo-fisico-albert-einstein/).

Moradores antigos de Porto Velho contavam que Rondon não gostava de ficar na cidade, o que é contestado pelo professor Lourismar Barroso (“Rondon, uma vida dedicada ao Brasil”), que rebateu “Nosso patrono pelo menos três vezes pernoitou em Porto Velho”.

Foto: Almoço na missão Rondon-Roosevelt (1913/14), servindo de mesa, couros de veados.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook