O DIA NA HISTÓRIA 27 DE JULHO!

1984 – Ao fazer reportagem para a rádio Eldorado, sobre envolvimento de policiais em crimes o jornalista Dalto di Franco foi vítima de estrangulamento pelo delegado Jandir Lacerda

Lúcio Albuquerque
Publicada em 27 de julho de 2023 às 10:33
O DIA NA HISTÓRIA 27 DE JULHO!

RONDÔNIA:

1947 – 1) O Rotary Clube (PVh) propõe construir um hospital exclusivo para tuberculosos. 2) A direção do Hospital São José anuncia: atenderá a seringueiros, só se solicitado pelos seringalistas.
1982 – O governador Jorge Teixeira deu início ontem às atividades do Banco de Rondônia, com capital inicial de 1 bi de cruzeiros e inicia dentro de 4 dias a venda de ações.
1984 – Ao fazer reportagem para a rádio Eldorado, sobre envolvimento de policiais em crimes o jornalista Dalto di Franco foi vítima de estrangulamento pelo delegado Jandir Lacerda.
1986 – Em Ariquemes, a venda de um porco acabou na descoberta de um derrame der notas falsas na cidade, conforme a delegacia de polícias local.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Dia do Pediatra. Dia Nacional do Motociclista. Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Católicos celebram São Pantaleão de Nicomédia, São Celestino I.  São Simeão “o Velho”. São Clemente de Ochrida, “o Búlgaro. 

BRASIL:

1792 — Nasce Maria Quitéria (m. 1853), heroína da Guerra da Independência, a 1ª mulher soldado no Brasil e em 1823 a 1ª a entrar em combate. 

MUNDO:

1921 — Os cientistas Banting e Best (CAN) isolam a insulina, o que permite o controle do diabetes. 1824 – Nasce o escritor Alexandre Dumas, filho (m. 1895), autor de “Damas das Camélias”. 1938 — O personagem Pernalonga fez sua estreia no mundo da animação. 

FOTO DO DIA:

1974/1975 – Vista do 1º distrito de Vila Rondônia, em 1977 Ji-Paraná, cujos primeiros nomes foram Urupá e Presidente Penna, e que, desde o início da ocupação, por seringueiros e garimpeiros, sempre foi, como até agora, a principal urbe da região.

Ao fundo, na foto, sobre o Rio Machado, a primeira ponte interligando os dois distritos na passagem da rodovia BR-364. O outro lado do rio era conhecido por Vila Jotão, um caminhoneiro que se instalou no local e que em 1982 foi o primeiro prefeito eleito do município.

Em primeiro Plano a estação telegráfica construída à época do Marechal Rondon (atual Museu das Comunicações), tendo à esquerda o ponto de ônibus localizado em frente onde era a feirinha, espaço onde fica agora o teatro Marco Zero.

Quase na beira do rio, de propriedade do comerciante Walmar Meira, uma casa branca, em alvenaria, que se destaca na paisagem. Originalmente era toda coberta de palha, em estrutura de madeira paxiúba, um tipo de palmeira muito usada em construções rústicas na região. Essa primeira casa foi substituída, pelos herdeiros, pela que está na foto.

(Foto e informações do jornalista e historiador Roberto Gutierrez)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook