O DIA NA HISTÓRIA - 3 DE MAIO

1917 – Lançada a pedra fundamental para construir uma igreja católica em Porto Velho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 03 de maio de 2021 às 13:56
O DIA NA HISTÓRIA - 3 DE MAIO

RONDÔNIA: 1917 – Lançada a pedra fundamental para construir uma igreja católica em Porto Velho. 1921 – Um grupo de jovens  apresenta “No Paiz do Ouriço”, a primeira peça teatral em Porto Velho, no cine Phenix (Rua da Palha, atual Natanael de Albuquerque). 

COMEMORA-SE:  Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia Internacional do Sol,  Dia do Sertanejo, Dia do Parlamento e Dia do Pau Brasil. Católicos lembram São Tiago Menor, São Felipe,  Santo Evêncio. 

FATOS: 1469 — Nasce Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano, autor de O Príncipe, sobre a arte de governar. 1916 - Fundação da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciência. 1933 - As mulheres brasileiras foram às urnas pela primeira vez na história do país. 1960 — Inauguração do museu Casa de Anne Frank em Amsterdã (HOL). 2007 — A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando "o desaparecimento mais noticiado da história moderna". 

FOTO DO DIA: Há 104 anos, com as bênçãos do bispo do amazonas Dom João Joffely Jr, do superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura e outras autoridades locais, foi lançada a pedra fundamental da Catedral do sagrado Coração de Jesus, mas a primeira missa foi celebrada a 10 de novembro de 1926, celebrada pelo padre Antônio Carlos Peixoto tendo como ajudante o prefeito Bogéa de Sá. Em 1927 foi constituída a comissão responsável pela obra: Bogéa de Sá, Francisco Alves Erse, engenheiro responsável e o comerciante José Centeno. Inicialmente foram levantados apenas a nave central e o campanário. Somente a partir de 1945 foram realizadas as obras de expansão, surgindo o novo altar e suas laterais. O engenheiro Francisco Erse foi auxiliado pelo mestre de obras José Ribeiro de Souza e o pedreiro Crisóstomo Nina O historiador Esron Menezes e o jornalista Euro Tourinho contavam as mesmas histórias: o local inicial seria onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas, mas um incêndio destruiu a obra.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook