O DIA NA HISTÓRIA 30 DE AGOSTO!
1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes
RONDÔNIA:
1919 – A prefeitura de Porto Velho concede à Madeira-Mamoré Railway Company “o direito de explorar nesta villa a energia elétrica nas suas variadas aplicações de luz e força”.
1951 – Baile de coroação da Rainha dos Estudantes do Guaporé, Rosália Assis, e das princesas Lenir Duarte e Vitória Sadeck, no Clube Internacional, promovida pela Associação dos Estudantes do Guaporé.
1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes.
1967 – A Suframa, ainda em fase de instalação em Manaus, terá entrepostos em Porto Velho e Guajará-Mirim, anunciou o superintendente Floriano Pacheco ao governador Assumpção Cardoso.
1990 – A Associação Médica de Rondônia vai realizar em Guajará-Mirim o 4º Encontro Médico de Rondônia, e segundo o presidente da AMR, Aparício Carvalho, um dos temas será sobre as condições de trabalho na fronteira.
COMEMORE:
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados (ONU). Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Católicos celebram São Cesário de Arles, São Pamáquio, São Félix, Santo Adauto.
BRASIL:
1875 – Acontece o Motim das Mulheres em Mossoró (RN). 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.
2011 — Fabiana Murer é campeã mundial no salto com vara.
MUNDO:
70 — Tito termina o cerco de Jerusalém após destruir o Templo de Herodes. 1963 — Entra em operação a linha direta Moscou-Washington entre os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética.
FOTO DO DIA:
Uma decepção que tive, quando presidi a Academia de Letras de Rondônia (2010/2012), foi quando a Acler encaminhou documento à Seduc a respeito de um livro a respeito de fatos de interesse da educação estadual.
O trabalho, do acadêmico Cláudio Feitosa, tratava de informações históricas, toponímia, letras dos hinos municipais, a razão de ser de cada bandeira, material que a Acler entendeu ser importante a estudantes, professores e pesquisadores, mas a resposta foi seca, em síntese, “não há interesse”.
Outro trabalho, de autoria de outro membro da Acler, o ex-diretor do IBGE/RO, acadêmico Gerino Alves de Souza Filho, tratando de nomes e da razão de nomes de bairros e ruas de Porto Velho, merece atenção, pela riqueza de detalhes, pelas informações que, da maneira como está organizado, com certeza, nem a prefeitura tenha o conhecimento que a obra contém.
No caso de “Ruas de Porto Velho” (Toponímia) Gerino (FOTO) propõe a discussão sobre nominação de bairros, ruas que foram renomeadas, e até a absurda denominação de ruas do Jardim Ipanema, nominadas por um engenheiro a serviço da prefeitura, “nomes de sobrinhas e parentes”.
CONVOCAÇÃO SINJUR PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA SEXTA-FEIRA, 01/09/2023
O evento será realizado no auditório do Sindicato, na Rua Venezuela, 1082 – bairro Nova Porto Velho, no dia 01 de setembro de 2023, sexta feira, com horário da 1ª chamada 08h30; e 2ª chamada 9h00, conforme prevê o Edital
Segunda chamada para cursos do segundo semestre letivo
As aulas do semestre letivo 2023.2 começam no dia 30 de outubro
Sete associações rondonienses assinam carta de intenção para criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura
A implantação deste Conselho já está avançando em diversos municípios rondonienses, inclusive com previsão de posses já para o próximo mês de setembro de 2023



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook