O DIA NA HISTÓRIA 30 DE JANEIRO!
1986 – O prefeito Jerônimo Santana (PVh) confirmou, na convenção do PMDB que o retornou à presidência da sigla, que será o candidato do partido à eleição a governador este ano
RONDÔNIA:
1908 – Pelo decreto N. 6838, o presidente Afonso Pena autoriza o engenheiro Joaquim Catramby a passar à Madeira Mamoré Railway Company, o contrato de construção da Madeira-Mamoré.
1922 – O juiz Geovani Costa quer criar um Patronato Infantil em Porto Velho onde, conforme levantamento feito a seu mando, é grande o número de crianças sem lar.
1976 – A venda da repetidora da TV-Cultura, em Guajará-Mirim foi toda forma legal, disse o governador Humberto Guedes, distribuindo com a imprensa documentos sobre a venda.
1978 – Pelo Decreto 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici.
1986 – O prefeito Jerônimo Santana (PVh) confirmou, na convenção do PMDB que o retornou à presidência da sigla, que será o candidato do partido à eleição a governador este ano.
1989 – O asfaltamento da BR-425 (Guajará-Mirim/BR-364), corre o risco de paralisar caso não sejam repassados os recursos para a obra, deixando isolada a “Pérola do Mamoré”.
HOJE É:
Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz. Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Dia da Saudade. Dia do Padrinho. Santa Martinha, Santa Jacinta Mariscotti,
BRASIL:
1912 – Nasce Herivelto Martins (+ 1.992) autor dentre outras composições “Ave Maria do Morro”. 1869 —Angelo Agostini publica As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, a 1ª história em quadrinhos brasileira.
MUNDO:
16 a.C. — Término da construção do Segundo Templo de Jerusalém. 1948 — Mahatma Gandhi (n. 1869) é assassinado por um extremista hindu. 1969 – Os Beatles se apresentam pela última vez em público.
FOTO DO DIA: JOAQUIM CATRAMBY E A EFMM
Um personagem do qual pouco se fala quando o assunto seja a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro civil Joaquim Catramby ganhou a concorrência para a construção da estrada. Vencedor da licitação para a obra, ele passou o contrato ao megaempresário Percival Farqhuar.
Tudo sem qualquer problema. A autorização foi feita através de decreto do presidente Afonso Pena. “Em 30 de janeiro de 1908, o contrato com Joaquim Catramby, de construção e concessão da Ferrovia, foi oficialmente transferido para a Madeira-Mamoré Railway Co., pelo Decreto Nº 6.838” (*)
Catramby procurou (**) o ministro da Viação para mudar o local da obra, em razão dos problemas logísticos a se manter o início em Santo Antônio, e pelo Aviso n°2 (16.1.1908) foi dada a preferência pelo início no local proposto, o que oficializou a nascente cidade de Porto Velho.
https://historia-do-brasil-e-do-mundo.hi7.co/farquar-o-dono-do-brasil-56c6551f13d71.html
Confira as vagas disponíveis nesta semana no Sine Municipal
As vagas são atualizadas semanalmente
PF RO realiza operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital
STF retomará quinta-feira julgamento sobre revisão da vida toda
Sessão foi suspensa em dezembro do ano passado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook