Tribunal de Contas de Rondônia indefere pedido de mais prazo em caso de dispensa de licitação da FHEMERON

Ainda conforme a decisão, a documentação complementar pode ser aceita enquanto os autos estiverem em fase de instrução pela Unidade Técnica

Tudorondonia
Publicada em 30 de janeiro de 2024 às 09:24
Tribunal de Contas de Rondônia indefere pedido de mais prazo em caso de dispensa de licitação da FHEMERON

Porto Velho, RO – Uma decisão monocrática do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), proferida pelo Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, indeferiu o pedido de prorrogação de prazo feito por Onofre Monteiro da Silva, Chefe do Núcleo de Compras da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (FHEMERON). O caso em questão se refere a uma representação do Ministério Público de Contas, que aponta possíveis irregularidades na dispensa de licitação para a aquisição de material de expediente pela FHEMERON.

A representação inicial levou à determinação de audiência dos envolvidos para apresentação de justificativas e defesas. Entre os notificados, estavam o Presidente da FHEMERON, Reginaldo Girelli Machado, e outros responsáveis pelas áreas de Compras e Almoxarifado da fundação. As acusações centrais envolvem a contratação precária baseada em emergência fictícia e a morosidade na conclusão do regular processo de licitação.

Publicidade

Publicidade Energisa

Onofre Monteiro da Silva solicitou mais tempo para preparar sua defesa, alegando hipossuficiência econômica (falta de recursos financeiros) para contratar advogado e a falta de resposta da assessoria jurídica da FHEMERON e da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

No entanto, o Conselheiro Valdivino Crispim de Souza decidiu manter o prazo inicial de 15 dias, considerando-o razoável e proporcional. A decisão ressalta a importância da celeridade processual e da observância dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Ainda conforme a decisão, a documentação complementar pode ser aceita enquanto os autos estiverem em fase de instrução pela Unidade Técnica. O caso segue para análise processual pela Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-RO, após a apresentação das justificativas ou o vencimento do prazo estabelecido.

O inteiro teor da decisão está disponível para consulta no site oficial do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook