O DIA NA HISTÓRIA - 5 DE NOVEMBRO!
1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho.
RONDÔNIA: 1921 – Pela lei 1126 deixa de existir a comarca de Porto Velho, então município daquele Estado, voltando a ser anexada à de Humaitá. 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho.
COMEMORA-SE: Dia Nacional da Língua Portuguesa. Dia Nacional do Técnico Agrícola. Agrícola. Dia da Ciência e da Cultura, Dia Nacional do Radioamador. Dia Nacional do Designer. Católicos lembram São Zcarias e Santa Isabel, pais de São João Batista; São Donino.
FATOS: 1605 – A “Revolução da Pólvora”, um plano terrorista para explodir o parlamento inglês, foi desarticulado. 1826- É inaugurada no Rio de Janeiro a escola de Belas Artes, a primeira instituição brasileira para ensino das artes plásticas. 1849 — Nasce Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, cognominado “A Águia de Haia”. 1893 – Nasce Heráclito Sobral Pinto, advogado e grande defensor dos direitos humanos. 1935- Surge nos Estados Unidos o "Monopoly" jogo que foi trazido para o Brasil com o nome de "Banco Imobiliário". 1975- Na ONU, o Brasil vota a favor de um projeto que condena o Apartheid na África do Sul. 1975 – Entra no ar a TV-Educativa/SP. 1982- É inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itaipu na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época. 2007 - O sistema operacional móvel Android é disponibilizado pelo Google. 2015- As barragens da mineradora Samarco se rompem em Minas Gerais, provocando vazamento de rejeitos que tomaram as cidades da região.
FOTO DO DIA: Há cinco anos uma enxurrada de lama devastou o distrito de Bento rodrigues, em Minas Gerais, matando e destruindo tudo que estava pela frente, além de poluir o Rio Doce, um dos muitos crimes ambientais que secularmente são cometidos neste país. E ficam impunes, como os que estão acontecendo no Rio Madeira, e já aconteceram em outras regiões de Rondônia, como na garimpagem de Bom futuro, em Ariquemes. O registro é apenas para não deixar esquecer e cobrar de responsáveis, incluindo os responsáveis pela aplicação da Justiça, o cumprimento da Lei neste país onde é comum dizerem que todos são iguais.
Dois meses antes do previsto, Energisa entrega nova subestação
Na reta final, empresa alocou 300 profissionais para finalizar linhão e resolver problema histórico da região, em ação acompanhada de perto pela população.
Conciliação pode ser tão eficaz quanto multas ambientais
Somente no município de São Paulo, quatro milhões de multas estão em discussão e muitas já não podem ser cobradas; pactuar acordos de recuperação de danos é efetivo e encurta processos, avalia especialista
Fórum discute desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal
A iniciativa visa mapear perspectivas e buscar soluções concretas para temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida na região
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook