O DIA NA HISTÓRIA - 5 DE NOVEMBRO!

1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho.

Lúcio Albuquerque
Publicada em 05 de novembro de 2020 às 11:34
O DIA NA HISTÓRIA -  5 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA: 1921 – Pela lei 1126 deixa de existir a comarca de Porto Velho, então município daquele Estado, voltando a ser anexada à de Humaitá. 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho.

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Língua Portuguesa. Dia Nacional do Técnico Agrícola.  Agrícola. Dia da Ciência e da Cultura, Dia Nacional do Radioamador. Dia Nacional do Designer. Católicos lembram São Zcarias e Santa Isabel, pais de São João Batista; São Donino.

FATOS: 1605 – A “Revolução da Pólvora”, um plano terrorista para explodir o parlamento inglês, foi desarticulado. 1826- É inaugurada no Rio de Janeiro a escola de Belas Artes, a primeira instituição brasileira para ensino das artes plásticas. 1849 — Nasce Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, cognominado “A Águia de Haia”. 1893 – Nasce Heráclito Sobral Pinto, advogado e grande defensor dos direitos humanos.  1935- Surge nos Estados Unidos o "Monopoly" jogo que foi trazido para o Brasil com o nome de "Banco Imobiliário". 1975- Na ONU, o Brasil vota a favor de um projeto que condena o Apartheid na África do Sul.  1975 – Entra no ar a TV-Educativa/SP. 1982- É inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itaipu na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época.   2007 - O sistema operacional móvel Android é disponibilizado pelo Google. 2015- As barragens da mineradora Samarco se rompem em Minas Gerais, provocando vazamento de rejeitos que tomaram as cidades da região.

FOTO DO DIA: Há cinco anos uma enxurrada de lama devastou o distrito de Bento rodrigues, em Minas Gerais, matando e destruindo tudo que estava pela frente, além de poluir o Rio Doce, um dos muitos crimes ambientais que secularmente são cometidos neste país. E ficam impunes, como os que estão acontecendo no Rio Madeira, e já aconteceram em outras regiões de Rondônia, como na garimpagem de Bom futuro, em Ariquemes. O registro é apenas para não deixar esquecer e cobrar de responsáveis, incluindo os responsáveis pela aplicação da Justiça, o cumprimento da Lei neste país onde é comum dizerem que todos são iguais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook