O “mito” de mãos atadas

Chamado de “mito” pelos mais fanáticos seguidores, ele continua disparando a sua metralhadora verbal à cata dos votos daqueles eleitores mais incautos, despolitizados, tolos e sem leitura de mundo.

Professor Nazareno*
Publicada em 05 de setembro de 2018 às 11:10
O “mito” de mãos atadas

Professor Nazareno*

À medida que avança a campanha eleitoral no Brasil, tem-se cada vez mais uma certeza macabra: Jair Bolsonaro, o candidato reacionário da extrema direita, pode disputar o segundo turno com outro concorrente. Chamado de “mito” pelos mais fanáticos seguidores, ele continua disparando a sua metralhadora verbal à cata dos votos daqueles eleitores mais incautos, despolitizados, tolos e sem leitura de mundo. Assim
como outros déspotas, como o Collor e o próprio Lula, todos equivocadamente também chamados de mito e de salvadores da pátria, Bolsonaro encarna o que de mais estranho, antidemocrático e ultrapassado existe na política moderna. E pelas suas absurdas declarações, o que se vê é um candidato cujas propostas políticas semeiam o ódio, o medo, a vingança e a divisão cada vez mais acentuada entre os cidadãos brasileiros.

O insólito crescimento nas pesquisas, no entanto, não mostra nenhum mérito do ex-militar da extrema direita. Ele cresceu e apareceu por causa da maneira fracassada de se fazer política neste país. Crise, inflação e caos social fizeram-no ganhar terreno e se projetar na cabeça dos eleitores como mais um dos nossos muitos “salvadores da pátria”. O caótico governo de Michel Temer foi o combustível que adubou e deu fôlego à campanha mais reacionária da nossa História recente. A roubalheira do PT e do presidiário Lula também contribuíram para esse falso “fenômeno eleitoral”. Há muito tempo que o Estado brasileiro é ineficiente e injusto para com os seus cidadãos. E como no Brasil da “Nova República” de Sarney e em países derrotados em guerras criou-se o terreno fértil para se pregar ideias mirabolantes. Eis, de novo, a “tábua da salvação”.

Mas eleito, o “mito” pouco pode fazer. E suas promessas não passarão disso: só promessas mesmo. O atual sistema presidencialista engessa e inviabiliza toda e qualquer pretensão do chefe do Executivo e a Constituição está repleta de cláusulas pétreas. Além disso, existe o Congresso Nacional onde, se o presidente eleito não tiver maioria, pode ter parte de suas propostas vetadas. Isso sem falar no Ministério Público e no Poder Judiciário, que estão cada vez mais atuantes e fiscalizadores. Bolsonaro esquece que o Brasil é signatário de várias convenções e de tratados internacionais e por isso não pode deixar de cumprir o que foi acordado. Porém a maioria de seus ingênuos eleitores não entende nada disto e assim alimenta vãs esperanças de que o seu “herói” será o todo poderoso que tudo pode. Alguém viu, por exemplo, algum marajá que o Collor caçou?

Mulheres, quilombolas, negros, índios, presidiários, homossexuais e algumas minorias podem até votar no “mito”, mas primeiro deveriam se informar melhor sobre as funções de um presidente da República num sistema presidencialista e democrático. “Ninguém vai deixar de votar em Bolsonaro a essa altura”, comentou nas redes sociais um professor de Filosofia do Amazonas. E continuou: “ele é apenas um amplificador do
preconceito e uma autoimagem de muitos brasileiros. É racista, homofóbico, misógino, sádico e subletrado. E muitos brasileiros têm um Bolsonaro perto de si”, ironizou. Porém é bom que se diga: quase não há candidatos em quem se possa confiar. É tudo mais do mesmo. Para presidente e também para governador dos Estados o que se observa é a mesma desgraça sendo repetida. “Mas o senhor Jair Messias Bolsonaro não é um mito, é só um espelho da ignorância brasileira”, concluiu o professor amazonense.

*É Professor em Porto Velho. (http://blogdotionaza.blogspot.com/)

Comentários

  • 1
    image
    Negro 05/09/2018

    Professor Nazareno!!! Você calado é um POETA!!! Vai catar coquinho no mato seu tonto comunista!!!

  • 2
    image
    Belmiro 05/09/2018

    OLA ROBERTO FREIRTE,,,, DEUS ESTÁ NOS LIVRANDO DO COMUNISMO E DE GENTE IGUAL VC E ESSE PROFESSOR,,,,ESSE PROFESSOR DEVE SER DAQUELES QUE NUNCA VÃO A SALA DE AULA,,,,,, E VC DOMINGOS,,,,,,,,PARACE NÃO TER FAMILIA,, FILHOS,, DEFENDENDO ESSES LADRÕES.....MELHJOR TER UM PISTOLEIRO CANDIDATO QUE UM LADRÃO,,,,,,,,,,UM COMUNISTA,, OU GENTE IGUAL A VC

  • 3
    image
    Chico Bento 05/09/2018

    Parabéns professor. Pelos comentários a respeito deste artigo se vê bem quem são os "eleitores" do MITO Bolsonaro, que escreve a palavra cego com s. Este é o Brasil que não queremos.

  • 4
    image
    Sandra Barcelos 05/09/2018

    A oponiao pessoal sobre Bolsonaro, nem discuto. Cada um com a sua. O que me surpreende e ler um texto escrito por um educador, cuja missão é levar o leitor a reflexão sobre cenarios de toda a ordem, inclusive política, destilar tanto rancor e ódio. Alem de educadores, somos individuos com direito a manfifestacao, mas nao podemos esquecer: sempre sempre seremos educadores. E muitos se espelham no que falamos e fazemos. Lamentavel que nesse País sem Educaçao sejamos nós Educadores a contribuir para a cultura do ódio e da segregação que tanto cobdenanos em Bolsonaro. Lamentável!

  • 5
    image
    joao roberto 05/09/2018

    Roberto pierre voce diz com todas as letras que os cRistaossao hipocritas, vc coloca todos num mesmo balaio e vc sabe que qualquer grupo de pessoas tem gente de pensamento diferente e digo mais nunca todos sao iguais entao desta forma vc rotula todos e sabe que e errado dizer a familia de fulano, a igreja tal isto e generalizar e vc errou pois nao existe um grupo tao ruim que nao tenha pelos um que e bom, entao eu digo repense sua posicao ao dizer que cristao sao hipocritas .

  • 6
    image
    Maria das graças Campos 05/09/2018

    Vejam que ironia, ele recebeu o que prega: ódio e violência!!! Ou seja, " colheu o que estar plantando antes de brotar!!", vem coisa pior por aí, fiquem de olho. Tenho certeza que o pior estar por vir!!! Estes bandidos transfestidos de políticos vão começar a pensar no que falar ou fazer. Pensem se fosse uma arma de fogo!!!!😮

  • 7
    image
    Pereira 05/09/2018

    Bolsonaro tem algum problema sexual. Muito machista, sei não, tem uma bonequinha guardada nesta virilidade toda. Como disse alguém acima, os caras são inseguros tipico de homens frustrados e traídos, e quando uma pessoa usa o termo "progessorzinho" atingiu o limite máximo da impotência. São eleitores tomados do falso moralismo o eleito do MICO

  • 8
    image
    Fabão 05/09/2018

    Não deu pra lê sobre a pesquisa do ibope né? pois a pesquisa diz o contrário do que está no texto...kkkkk https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/09/06/pesquisa-ibope-de-4-de-setembro-para-presidente-por-sexo-idade-escolaridade-renda-regiao-religiao-e-raca.ghtml

  • 9
    image
    Renato Cardoso 05/09/2018

    Fiz um esforço e li a todas as manifestações dos leitores do texto em tela. É curioso constatar que os seguidores do mito escrevem com uma dificuldade, de dar dó! o Belmiro deve ter largado a escola no segundo ano do antigo Primário. Repetiu seu texto por três vezes. O Antônio trouxe-nos uma grande novidade: Afirmou que os eleitores do capitão estão no topo da Educação. Deve ser um venezuelano, que ontem chegou ao Brasil. E prossegue atribuindo todas as mazelas do país aos comunistas e socialistas. Ainda bem que as pesquisas indicam que o capitão-de-mato inculto e grosseiro perderá no segundo turno até para o Ciro.

  • 10
    image
    DOMINGOS 05/09/2018

    pistoleiro candidato

  • 11
    image
    Roberto Pierre 05/09/2018

    Finalmente, alguém com coragem de descrever o "Mito" e sua trupe. Pelos comentários dos seus seguidores, não é difícil perceber quão politizados são. Na verdade, cada um se identifica com os preconceitos que ele professa e com a carga de ódio e desespero que ele inspira. São hipócritas, órfãos da ditadura militar, sedentos por fazerem justiça com as próprias mãos, pois se acham donos da verdade. São machistas que adoram controlar suas mulheres; homofóbicos inseguros com a própria sexualidade; cristãos hipócritas que vivem na luxúria às escondidas. A moral que vocês inspiram é podre. Deus nos livre de vocês.

  • 12
    image
    joao cordeiro 05/09/2018

    o MITO, BOLSONARO, e nada mais, que um produto criado pela revolta do povo brasileiro com a velha classe politica e corrupta e tao desmoralizada, que insiste em continuar para levar vantagem.

  • 13
    image
    Kleiton Ayala 05/09/2018

    Se os fanáticos eleitores de Jair Bolsonaro tivessem se matriculado na melhor escola da cidade (João Bento da Costa), teriam passado pelas mãos de um dos melhores professores de Redação de RO. Prof. Nazareno. Teriam aprendido a escrever e a pensar. Teriam conhecimento suficiente para perceber que a conversa fiada de um capitãozinho desvairado não irá melhorar em nada nosso país. Preferiram fugir da escola!!! Mas é a velha questão: Quanto mais ignorante o povo, mais facilmente cai na lábia de um político com 30 anos de mandato, somente promovendo grosserias, espalhando preconceitos e sem produzir nenhuma coisa positiva para melhorar o país. Agora, num passe de mágica, ele virou o todo-poderoso. Arre, ignorância medonha !!!

  • 14
    image
    Antonio 05/09/2018

    Em pesquisa, salvo engano do próprio IBOPE, os apoiadores do Bolsonaro são aqueles que estão no topo da pirâmide de escolaridade. Ele nunca disse que é salvador da pátria. Ao contrário, pede ajuda de quem quer que seja para apresentação de ideias. Chupa esquerda maldita, criminosa, que tudo admite para implantação do comunismo, inclusive apoiar candidato bandido; vitimizar assaltantes e homicidas; apoiar e dar milhões aos governos ditatoriais comunistas assassinos etc etc etc..Bolsonaro 2018

  • 15
    image
    Juliano 05/09/2018

    Quem é professor Nazareno?

  • 16
    image
    augusto 05/09/2018

    ser subletrado como vc diz nao quer dizer que uma pessoa seja burra olha seu caso um professor velho que se diz inteligente se vc fosse inteligente nao estaria fazendo comentarios num jornalzinho qualquer e seria alguem na vida

  • 17
    image
    Marcos 05/09/2018

    Como disse o Belmiro, só “sego” não vê o mito ! Mas vejo alguém que fugiu da aula de português ! O mesmo português que o professor dá aula !

  • 18
    image
    Ademar 05/09/2018

    Cidadão, se é possível te chamar dessa forma, deixa de fazer vergonha a uma classe desvalorizada, e usa outros nomes na hora de dizer quem vc é, professor não é mesmo, com essa forma de se manifestar, ridículo é pouco o que se pode dizer, chega, vá para a sua Venezuela.

  • 19
    image
    Maria das graças Campos 05/09/2018

    😀😀😀😀😀Viu Nazareno, só "sego", estar explicado e entendido!!!! Assim tem "muitussss" 😃😃😃😃😃💣

  • 20
    image
    L James 05/09/2018

    Coitado do velhinho professorzinho Nazareno, já está ficando gagá.

  • 21
    image
    Reinaldo José Duarte 05/09/2018

    Incautos, despolitizados, tolos e sem leitura de mundo? Meu caro professor Nazareno, creio que vossa senhoria sim, não deva possuir leitura de mundo, pois o socialismo (comunismo disfarçado, que possivelmente deve o ser o movimento que defende, jamais tomará conta deste país, tenho convicção disso. Outra coisa que deve ser lembrado é que a nossa Bandeira Nacional possui uma frase "ORDEM E PROGRESSO", e no momento o que mais o Brasil precisa é de ORDEM, para de pois e a partir desta, buscarmos o progresso, pois o que estamos vivendo é uma verdadeira DESORDEM e um real REGRESSO. Me admira uma pessoa tão esclarecida como demonstra ser, tratar as pessoas que clamam por uma Ordem e um Progresso de tolos, incautos, sem leitura e despolitizados. Ah, faça-me o favor Professor Nazareno!

  • 22
    image
    Humberto Brito 05/09/2018

    Professor Nazareno porque o sr. não procura respeitar as pessoas antes que elas percam a paciência com o sr?

  • 23
    image
    eu 05/09/2018

    Vai que ele ganha mesmo? Daí só assistir a cara de bunda dos signatários dele.kkkkkk quando a bandidagem não acabar( pois só quando o Brasil for de população educada ), as propostas que ele botar para votar( Congresso Nacional vendido ou que fazem parte um tiririca da vida),etc. Daí para pior, porque o que tínhamoas de melhor: saída do mapa da fome, crédito fácil para o salariado, esperanças de entrar numa Universidade Publica da vida encolhendo a cada ano, etc.... kkkkkkkkk Queria ser rico para dar uma banana para o Brasil e morar num país como a SUÍÇA. ai...ai,,,

  • 24
    image
    Telma Rodrigues 05/09/2018

    A forma raivosa, ríspida e com uso de uma linguagem chula e simplória caracteriza as manifestações dos apoiadores do falso mito. E essas manifestações corroboram ao pé da letra tudo o que o Professor Nazareno escreveu: Eleitores de Bolsonaro são analfabetos políticos, cegos e fanáticos. Lamentável!!!

  • 25
    image
    Belmiro 05/09/2018

    professor NAZARENO,,,,, Não tem outro adjetivo para você que não seja de debiloide politicamente, só sego não ver que o mito, é MITO de verdade, e para o bem do Brasil e do povo brasileiro, vencerá no primeiro turno,,,,,,gostou é quer mais?????

  • 26
    image
    Belmiro 05/09/2018

    professor NAZARENO,,,,, Não tem outro adjetivo para você que não seja de debiloide politicamente, só sego não ver que o mito, é MITO de verdade, e para o bem do Brasil e do povo brasileiro, vencerá no primeiro turno,,,,,,gostou é quer mais?????

  • 27
    image
    Belmiro 05/09/2018

    professor NAZARENO,,,,, Não tem outro adjetivo para você que não seja de debiloide politicamente, só sego não ver que o mito, é MITO de verdade, e para o bem do Brasil e do povo brasileiro, vencerá no primeiro turno,,,,,,gostou é quer mais?????

  • 28
    image
    André Alves 05/09/2018

    Comentário ridículo. O que esperar de alguém que vive de rancor? O que esperar de um "professor" que apóia um corrupto condenado? Quem conhece esse "professor" sabe realmente o poço de negatividade que ele é. Nunca produziu nada da bom. É uma lástima. Se ele fosse bom mesmo, saberia viver do próprio suor.

  • 29
    image
    Heberton 05/09/2018

    Um texto com integral coerência sobre o cenário político eleitoral! É uma lástima ver como o povo brasileiro vende-se fácil a imagem de super herói que aparece nos momentos de maior dificuldades sem ao menos entender como funciona as regras de administração de um país. É necessário que se compreenda que o país não vive isolado no mundo, ou será um Maduro no governo, temos relações comerciais extremamente importante para nação que podem levar o Brasil a um prejuízo de proporções inimagináveis. Daí quando acordar e quiser tirar do poder o estrago já foi devastador.

  • 30
    image
    sincero 05/09/2018

    OBS; SE BOLSONARO VAI OU NÃO MUDAR ESSE PAÍS NINGUÉM SABE, MAS UMA COISA É CERTA; NINGUÉM ACEITA MAIS ESSES CORRUPTOS QUE AÍ ESTÃO QUERENDO PERMANECER NOS CARGOS. SÓ EM RONDÔNIA OS QUE AÍ ESTÃO TENTANDO SE REELEGER, SÓ TEM SUJEIRAS ENVOLVIDOS COM A CORRUPÇÃO E A JUSTIÇA. FAZER O QUE? LIMPAR É MELHOR DO QUE DEIXAR A SUJEIRA.

  • 31
    image
    Jose Edilmar Barros Aragao 05/09/2018

    Que medo desse professor lazarento. BOLSONARO 2018 kkkkkkkkk

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook