O último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro

Mas, afinal de contas, qual foi o último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro?

Da redação/Foto: Pexels
Publicada em 24 de janeiro de 2024 às 15:52
O último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro

2023 é sem sombra de dúvidas um ano para os botafoguenses apagarem da memória. Depois de ter liderado a competição por 31 rodadas, o Botafogo deixou o título escapar pelos dedos e, de quebra, ainda ficou de fora do G-4. Por pouco, o Brasil não teve mais um campeão carioca. Mas, afinal de contas, qual foi o último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro?

Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo são inegavelmente os quatro maiores clubes do Rio de Janeiro. Além disso, figuram na primeira prateleira do futebol nacional desde que o esporte se popularizou no país. Alguns com mais títulos do que outros, obviamente, mas ainda assim todos dignos de serem chamados de gigantes. 

Ainda assim, como é comum em todo grande clube de futebol, os quatro times já passaram por altos e baixos em praticamente um século de história. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo já tiveram altos e baixos ao longo das décadas, períodos de seca de títulos e outros de conquistas constantes.

Quando o assunto é Campeonato Brasileiro, no entanto, alguns estão há mais tempo na fila do que outros - muito mais, diga-se de passagem. Dito isso, relembre como foi o último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro:

Flamengo - 2020 

A começar pelo time do Rio de Janeiro que está na fila pela conquista do Campeonato Brasileiro há menos tempo. A última vez que o Flamengo foi campeão do Brasileirão foi em 2020, um ano em que os torcedores foram do céu ao inferno, e de volta ao céu, em questão de poucos meses. 

Depois de um 2019 simplesmente memorável, com o título do Brasileirão e da Libertadores, o Flamengo iniciou 2020 como o time brasileiro a ser batido. A equipe de Jorge Jesus estava, de fato, um degrau acima de todos os seus adversários no país, jogando um futebol envolvente que, para muitos, era digno de times europeus.

No entanto, logo no meio da temporada veio um baque. Jorge Jesus, a cabeça do time rubro-negro, aceitou uma proposta para comandar o Benfica de Portugal (país onde nasceu) e aceitou de prontidão. De um dia para o outro, aquele Flamengo vitorioso e firme teve suas estruturas abaladas. 

O Flamengo foi atrás do espanhol Domènec Torrent, mas o treinador acabou não correspondendo às expectativas e logo foi mandado embora. Por fim, o clube decidiu apostar em um treinador relativamente novato, que vinha buscando o seu espaço em grandes clubes nos últimos anos: Rogério Ceni.

Ceni assumiu já na reta final da competição, por assim dizer, em meados de novembro de 2020. Ainda assim, conseguiu dar a sustentação que o rubro-negro precisava. A equipe do Rio de Janeiro, então, se consagrou campeã na última rodada, contando com um tropeço do Internacional, terminando com 71 pontos - apenas um a mais do que o Colorado. 

Fluminense - 2012 

Seguindo a ordem ao relembrar o último título do Brasileirão dos 4 gigantes do Rio de Janeiro, temos o Fluminense como o segundo que está há “menos tempo” na fila. A última vez que o Tricolor das Laranjeiras levantou o caneco de campeão do Campeonato Brasileiro foi há mais de uma década, em 2012.

Na época, o Fluminense vinha de pelo menos cinco anos de auge em nível nacional. O clube, que passou por períodos difíceis entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, vinha se acertando e batendo na trave em diversas competições de grande expressão - nacionais e continentais.

Em 2010, o Tricolor das Laranjeiras já havia conquistado o Brasileirão. No ano seguinte, acabou perdendo para o Corinthians. Em 2012, no entanto, voltou com tudo e conquistou pela última vez - até então - o título do Campeonato Brasleiro. E fez isso com muitos méritos, diga-se de passagem.

Com um time com Cavalieri, Gum, Jean, Thiago Neves, Wellington Nem, Deco, Rafael Sobis, Rafael Moura e Fred, o Fluminense conseguiu terminar o campeonato com 77 pontos - cinco a mais do que o segundo colocado, o Atlético Mineiro. Foi campeão com uma certa sobra, honrando uma excelente temporada. 

Vasco - 2000

Na ordem dos títulos mais “recentes” entre os 4 gigantes do Rio de Janeiro, quem vem na terceira colocação é o Vasco. O Gigante da Colina conquistou o Campeonato Brasileiro pela última vez até então no ano de 2000, em uma edição um pouco atípica do torneio, que se chamou à época de Copa João Havelange. 

A título de situação no tempo, em 2000 o Brasileirão ainda não era disputado da forma como conhecemos nos dias de hoje. Os chamados pontos corridos, caracterizado por ser um torneio sem mata-mata, só foi implementado em 2003. O último título do Campeonato Brasileiro do Gigante da Colina, então, foi antes disso.

A Copa João Havelange envolve uma penca de times, das mais variadas “divisões”, os quais estavam divididos primeiramente em módulos de cores e depois por grupos. Quando a competição chegou às Oitavas de Final da sua fase Final, o Vasco enfrentou o Bahia. Depois, avançou e pegou o Paraná.

Nas semifinais do Brasileirão de 2000, o Gigante da Colina bateu o Cruzeiro no segundo jogo depois de ter empatado em 2 a 2 no primeiro. Na grande decisão, a final, venceu o São Caetano também na segunda partida, depois de um empate em 1 a 1 no primeiro jogo. 

Aquele Vasco de 2000 tinha um time um tanto quanto memorável, composto por grandes nomes como Júnior Baiano, Jorginho, Mauro Galvão, Odvan, Pedrinho, Felipe, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Donizete, Viola, Romário, Edmundo, Euller e por aí vai - um excelente time. 

Botafogo - 1995 

E para finalizar essa lembrança dos últimos títulos dos 4 gigantes do Rio de Janeiro, temos o que esteve mais perto de conquistar esse campeonato. O Botafogo, que em 2023 perdeu o torneio por um triz, venceu pela última vez o Brasileirão há quase três décadas - no longevo ano de 1995.

Assim como no caso do Vasco, o Botafogo foi campeão pela última vez em uma era diferente do Campeonato Brasileiro, quando a competição ainda era disputada em mata-mata - e não em pontos corridos. No entanto, nesse caso, não tinha o estranho formato da Copa João Havelange de 2000.

O Fogão foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1995 passando pelo Cruzeiro nas semifinais e batendo o Santos na grande final. Carlão, Gonçalves, Jefferson, Leandro Ávila, Beto e Donizete foram alguns dos grandes nomes do clube carioca naquele ano. O principal, no entanto, vestia a 9 e fazia muitos gols: Túlio Maravilha, o grande nome daquela conquista. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook