OAB inicia ações para profissionalizar Comissão de Defesa das Prerrogativas de Rondônia
Segundo a presidente da comissão, Leide da Mata, o objetivo é levar instruções e padronizar os procedimentos de acionamentos e relatoria de processos, com atuação da CDP
Capacitar os advogados para atuar na defesa das prerrogativas da advocacia rondoniense é um dos principais projetos desenvolvidos pela gestão Márcio Nogueira. Para isso, a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Leide da Mata, iniciou um ciclo de encontros, palestras e reuniões para que estabelecer um padrão de atendimento, treinar os membros da CDP sobre como proceder.
Segundo a presidente da comissão, Leide da Mata, o objetivo é levar instruções e padronizar os procedimentos de acionamentos e relatoria de processos, com atuação da CDP. “Estamos atuando para padronizar os procedimentos da CDP, de modo que consigamos acompanhar a demanda do início até seu encerramento, com avaliação da qualidade do atendimento prestado. Atualmente, não temos controle nenhum. E quando a comissão é acionada, ela deve exatamente saber como agir e é essa profissionalização das prerrogativas que buscamos, um procedimento padrão, para que todos sejam atendidos da mesma forma, seja em Porto Velho ou em Cerejeiras”, destaca a presidente.
Em evento realizado no último mês, com participação de todos os membros da Comissão, o conselheiro federal e procurador nacional das prerrogativas, Alex Sarkis, que participou de forma on-line, destacou a importância da CDP padronizar os procedimentos e compartilhar informações. Ele ainda citou exemplos de defesa das prerrogativas em todo o país e destacou o quanto Rondônia cresce nesse sentido. “Estejamos todos nós cientes da importância de defender as nossas e as prerrogativas de toda a advocacia. Rondônia avança quando atua para uniformizar, padronizar a atuação da comissão e com isso, sai em vantagem a advocacia, a sociedade, o processo de fazer justiça”, frisou.
Também presente, o conselheiro federal Fernando Maia enalteceu o trabalho realizado pela comissão e enalteceu que, em sua atuação como professor universitário, tem destacado as prerrogativas deixaram de ser apenas direitos da advocacia e passaram a ser lei. “Antes, falávamos que prerrogativas eram direitos que tinham que ser respeitados, agora, estudamos a lei”, frisou.
Os temas abordados durante a capacitação foram: Bloco de normas de proteção das Prerrogativas do Advogado, ministrado por Thiago da silva Viana; A Atuação do Procurador Jurídico na Defesa das Prerrogativas, por Cássio Vidal; Procedimentos de Análise Processual e Acionamentos da CDP, por Iasmini Dambros e Alisson Barbalho.
Participaram os membros da CDP da Seccional e das Subseções da OAB Rondônia.
Governo anuncia contratações do programa Médicos Pelo Brasil
Primeira chamada terá 529 profissionais para 24 estados
Recursos são repassados para auxiliar na complementação da merenda escolar de Rondônia
Operacionalização dos recursos será feita pela Seduc, via Cartão Corporativo para todas escolas executarem compras para complementar merenda
Prestação de contas do exercício 2021 do Governo de Rondônia é entregue ao Tribunal de Contas
Prestação de contas é um procedimento que acontece anualmente conforme o prazo definido na Constituição Estadual
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook