OAB/RO realiza reunião na Vara de Execuções Penais para assegurar prerrogativas à advocacia
A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Seccional recebeu denúncias de alguns advogados, que informaram que não estaria ocorrendo atendimentos em determinados períodos do expediente forense regular
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) esteve reunida na tarde da quinta-feira (29), com o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Bruno Sérgio de Menezes Darwich, em Porto Velho, para assegurar atendimento à advocacia junto ao órgão nos horários regulares de expediente, sem condicionamento quanto ao atendimento do público em geral.
A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Seccional recebeu denúncias de alguns advogados, que informaram que não estaria ocorrendo atendimentos em determinados períodos do expediente forense regular.
O juiz Bruno Sérgio disse que a orientação é que os servidores deveriam atender os advogados no gabinete e que a advocacia pode ter acesso ao Cartório. Além disso, a pedido da OAB/RO, o juiz trocou o aviso que estava fixado na porta por um que informa que não há limitação para atendimento aos advogados.
Aviso afixado na VEP
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, afirma que é direito da advocacia ingressar livremente nas dependências do Poder Judiciário e nele ser atendido por serventuários, a quem dispensa e é digno de receber tratamento respeitoso, conforme preconiza o Estatuto da Advocacia e da OAB. “Reuniões como esta são frutíferas e proveitosas, já que humanizam e estreitam os laços institucionais em prol da entrega da justiça aos cidadãos. Parabenizo o magistrado, que já foi advogado e conhece a importância de se respeitar as prerrogativas da classe”.
O secretário-geral da Ordem e presidente da CDP, Márcio Nogueira, reitera que a missão da Comissão é defender o livre exercício da advocacia. “Atuamos para garantir as prerrogativas de toda a classe e, isso por sua vez, fortalece e dignifica a advocacia. Só com uma advocacia forte que é possível defender a cidadania”.
O procurador-geral da OAB/RO, Cássio Vidal, fala que a proteção e promoção das prerrogativas da advocacia é uma missão árdua, desafiadora em todos os sentidos, já que exige extrema sensibilidade e habilidade institucional e técnica para encontrar sempre a melhor saída em prol da advocacia, evitando litígios desnecessários ao mesmo tempo em que cobra o respeito às prerrogativas da advocacia.
OAB/RO apura denúncias feitas por advogados
De acordo com o relatório, o diretor da unidade, Marcos Moreira de Souza, informou que atualmente o advogado espera em torno de uma hora a uma hora e meia para atender seu cliente no parlatório.
Polícia de São Paulo investiga tortura contra jovem em supermercado
Adolescente passou hoje por exame de corpo de delito
Ministro corregedor do TST abrirá seminário em Porto Velho
As inscrições para o evento são gratuitas e seguem até 11 de setembro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook