OAB/RO se manifesta sobre vazamento de áudios atribuídos a delegado de Polícia Civil em investigações da operação “Pau Oco”

Tais fatos demandam pronta apuração para confirmar a autenticidade dos áudios e fatos apontados nas reportagens e matérias jornalísticas veiculadas

Assessoria
Publicada em 01 de novembro de 2019 às 16:13
OAB/RO se manifesta sobre vazamento de áudios atribuídos a delegado de Polícia Civil em investigações da operação “Pau Oco”

O Conselho Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, por sua Diretoria, vem a público se manifestar quanto aos fatos recentemente veiculados pela imprensa local envolvendo Delegados de Polícia Civil do Estado de Rondônia responsáveis pela investigação denominada “Operação Pau Oco” e outras em curso, no âmbito da denominada “DRACO-2”, Delegacia especializada localizada no interior do Estado de Rondônia.

Tais fatos demandam pronta apuração para confirmar a autenticidade dos áudios e fatos apontados nas reportagens e matérias jornalísticas veiculadas, a ser cumprida pelos órgãos de controle e fiscalização do exercício da atividade policial, assegurado o plexo de direitos fundamentais, notadamente, ampla defesa, contraditório e devido processo legal.

Em sendo confirmada a veracidade e autenticidades dos áudios, os fatos lá narrados são de extrema gravidade, porquanto no texto constitucional o poder outorgado à autoridade policial tem fundamento no exercício lúdico das funções a ela atribuídas pelo direito posto, notadamente o artigo 144, §4º, da Constituição Federal, de modo que não podem visar outras finalidades que não a pura investigação de fatos que a legislação repute criminosos e em face daqueles contra os quais se tenha concretos elementos indiciários de materialidade e responsabilidade. O afastamento desses pilares implica abuso de poder estatal incompatível com o Estado Democrático de Direito que impera em nosso país. 

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia, que têm em seu histórico a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático e do regular funcionamento das instituições, aponta a necessidade da devida e pronta apuração dos fatos, com vistas a assegurar o respeito às garantias fundamentais, ao império da lei e a regularidade das instituições.

Finalmente, OAB/RO ressalta a importância do respeito à ordem constitucional, cumprindo-se as prerrogativas de foro, a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte, tudo como forma de garantir a solidez dos pilares democráticos da República.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Programa Sala de Opinião com Dr. Aparício Carvalho

Programa Sala de Opinião com Dr. Aparício Carvalho

No programa de hoje o Dr. Aparício Carvalho conversa com professoras do curso de pedagogia da Faculdade Metropolitana. as Professoras falam um pouco sobre o curso, os desafios da pedagogia no estado de Rondônia e sobre o mercado de trabalho para o curso