Oficina de fotografia “Faces do Quilombo” será promovida em Pimenteiras do Oeste
A oficina tem como objetivo promover a valorização da cultura negra será realizada na escola pública estadual Inácio de Castro
A oficina será promovida na escola pública estadual Inácio de Castro em Pimenteiras do Oeste
Com objetivo de valorizar a cultura negra no município de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia, será promovida a “2ª Oficina de fotografia: Faces do Quilombo”, na próxima semana.
A oficina de fotografia conta com a organização dos produtores culturais Marcio Guilhermon, Andréia Machado e Washington Kuipers, que fazem parte do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica (Acemda).
A jornalista Andréia Machado conta que o projeto da “2ª Oficina de fotografia: Faces do Quilombo” foi contemplado pelo “Prêmio de Fotografia Dana Merril – 2017” do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
“Agradecemos de coração o apoio da Sejucel que está sendo muito importante para a realização dos projetos culturais em Rondônia”, ressaltou Andréia Machado.
Já o fotografo Washington Kuipers informou que a oficina será promovida na gratuitamente na escola pública estadual Inácio de Castro e a meta é capacitar cerca de 100 estudantes com as atividades previstas na oficina.
“A oficina de fotografia vai contar com aulas práticas e teóricas, roda de conversa sobre a importância da fotografia na valorização da cultura local, e também com um passeio fotográfico pela comunidade. A ideia é incentivar os alunos a fotografar a comunidade onde vivem e com incentivar a preservação da cultura rondoniense. No final da oficina vamos montar um catálogo fotográfico virtual e disponibilizar todas as fotos para a comunidade”, explicou Washington Kuipers.
A jornalista Andréia Machado lembra que a primeira edição do projeto foi realizada em 2014 e contou com o apoio da Fundação Cultural Palmares e do antigo Ministério da Cultura.
O produtor cultural e estudante de sociologia Marcio Guilhermon explicou também que o grupo escolheu realizar o projeto em Pimenteiras do Oeste, pois a cidade foi fundada por remanescentes do Quilombo do Quariterê.
Marcio Guilhermon salientou que a proposta é estimular os participantes, a partir de seu próprio olhar, a observar e registrar o lugar onde vivem, valorizando as riquezas culturais que expressam a identidade única de sua comunidade.
“O propósito é aproximar esses jovens que vivem em Pimenteiras das novas tecnologias e das artes visuais, mas sem distanciá-los de seus valores e do mundo em que vivem”, finalizou Marcio.
A atividade cultural será realizada pelos produtores culturais Marcio Guilhermon, Andréia Machado e Washington Kuipers
Projeto Líder é lançado com representantes das cidades do Cone Sul
As lideranças do Sul de Rondônia devem participar de oito encontros ao longo de 10 meses.
Programa Sala de Opinião com Dr. Aparício Carvalho
Neste Programa o Dr. Aparício Carvalho conversa com a Dra. Andressa Police e a Dra. Elis Regina, ambas Médicas Psiquiátricas e que participaram da II Jornada de Psiquiatria de Rondônia
MPF quer que MMA forneça informações que comprovem que dados do INPE não são fiéis
MPF quer saber o que o Governo Federal está fazendo para cumprir as metas de redução de gases do efeito estufa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook