Cacoalenses lotam auditório na primeira palestra do Projeto Despertar para a Vida
Ação da deputada federal Jaqueline Cassol tem objetivo de informar sobre a valorização da vida
Foi realizada, nesta quinta-feira (22), no município de Cacoal, mais uma ação do Projeto Despertar para a Vida. Quase 400 pessoas participaram da primeira palestra do ciclo “Cuidados com a Saúde Mental e o Gerenciamento das Emoções para a Valorização da Vida”. A iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) está sendo desenvolvida em Rondônia com o apoio da Fundação Milton Campos. O objetivo do Projeto Despertar para a Vida é levar informações e combater o preconceito sobre doenças como depressão e ansiedade.
A palestrante, Kezia Mesquita, além de pós-graduada em Prevenção e Pósvenção do Suicídio, que é do Piauí, destacou que existe uma necessidade urgente de falar sobre doenças ligadas às emoções e a valorização da vida. “Hoje quase todo mundo tem alguém na família que sofre com algum transtorno mental. Por muito tempo nós empurramos a poeira para de baixo do tapete, agora essa poeira subiu e está ardendo nos olhos de todo mundo. Precisamos desse tipo de capacitação para ter um manejo mínimo para cuidar dessas pessoas”, disse.
Ela frisou ainda que, embora doenças como depressão e ansiedade estejam em crescimento, em muitas localidades o Poder Público não se atentou à necessidade de falar sobre o assunto. “Eu vejo essa ação em Rondônia com muita expectativa porque ainda temos tantos estados e cidades que ainda não acordaram para essa realidade e não despertaram para os cuidados pela valorização da vida”, alertou Kezia Mesquita.
Participante do evento, a servidora pública Sirlene Valim afirmou que existe uma demanda muito grande de pessoas com dificuldades relacionadas às emoções. Ela disse que em seu convívio, que é dentro das escolas, existem muitos jovens que fazem tratamento contra ansiedade e que existem poucas iniciativas que ajudem as pessoas a lidar com isso. “Precisamos de mais informação e de profissionais ligados à área dentro das escolas, lugar que tem muitos educadores e jovens nessa situação”, reivindicou.
A deputada federal Jaqueline Cassol, idealizadora do projeto, também esteve presente. A parlamentar agradeceu a presença dos participantes e também da Fundação Milton Campos, parceira na realização do Projeto Despertar para a Vida. “Me alegro em ver essa mobilização e tenho certeza que muitos multiplicadores sairão daqui. Nós precisamos ajudar quem precisa de ajuda, mas antes, precisamos de informação.”
Nesta sexta-feira o Projeto Despertar para a Vida estará em Espigão D’Oeste. A palestra será realizada às 18h30 na escola Sete de Setembro, na Rua Suruí, nº 2845. As inscrições já estão encerradas. No sábado, a ação será realizada em Rolim de Moura. A palestra será às 15h, no Auditório Farol. As inscrições podem ser feitas até às 10h pela internet no link.
Energisa informa ao presidente da Assembleia que obra de Linhão será concluída em dezembro
Laerte Gomes se empenhou em busca de soluções após receber pedido do Movimento Linhão Já
Senadores anunciam manifesto por veto a projeto do abuso de autoridade
Encabeçado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o abaixo assinado recebeu adesão de outros 33 senadores
Rede quer impeachment do ministro do Meio Ambiente
Pelo documento protocolado, Salles cometeu crime de responsabilidade por descumprir deveres funcionais relativos à Política Nacional do Meio Ambiente
Comentários
MENTIRA! Eu passei lá, maior prova confisco e a matéria NÃO MOSTRAR O PÚBLICO. poucos participantes. Boa boa Bla Bla. Dinheiro público jogado fora
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook