Mobilizar corações para construir uma sociedade mais justa. É com este mote que a ONG Visão Mundial lança neste mês um programa de voluntariado para conectar colaboradores de empresas com causas sociais.
Todos os meses, funcionários de companhias parceiras da Visão Mundial serão convocados para doar parte do seu dia em prol de uma ação que beneficiará crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A primeira iniciativa acontece neste domingo (28), Dia Nacional do Voluntariado, com os colaboradores da Implacil de Bortoli, Instituto BRF e UPS.
Cerca de 25 voluntários dessas organizações irão até o bairro de Cidade Patriarca, na Zona Leste da capital paulista, para ajudar na revitalização dos espaços físicos da Associação Beneficente Filadélfia (ABENFI) – entidade sem fins lucrativos que oferece atividades socioeducativas, como educação, esporte, cultura e empreendedorismo, para crianças e adolescentes da região.
"O voluntariado cresceu no Brasil nos últimos anos, e agora está sendo impulsionado com o crescente engajamento das empresas em iniciativas de ESG. Como uma organização que mobiliza pessoas, ideias e recursos para promover vida plena para todas as crianças, especialmente as mais vulneráveis, decidimos criar um programa que unisse: quem quer ajudar com quem mais precisa de ajuda.", comenta Marina Marques, especialista em parcerias corporativas da Visão Mundial.
De acordo com Kess Jones, gerente de Mobilização da organização, a expectativa é de que todo mês seja realizado um “Dia do Voluntário”, com participação de colaboradores de diferentes empresas, sempre em locais parceiros da organização vinculados à Rede Juntos pelas Crianças. “O bem mais precioso que as pessoas têm é o tempo. A ideia é que elas doem um pouquinho desse tempo para construir um mundo melhor. É um momento importante de troca de experiências e informações pessoais, mas que também podem ser conectadas ao ambiente profissional.”, declara o gerente.
Dados da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 – realizada pelo Datafolha e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) – mostram que 56% da população adulta do Brasil diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número era de 25% e, em 2001, apenas 18%.
A pesquisa também apontou que a quantidade média de horas dedicadas ao voluntariado também cresceu significativamente, passando de 5 horas por mês em 2011 para 18 horas por mês dez anos depois. “Cada minuto faz a diferença na vida de quem tem pouco”, diz Jones.
|
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook