Vinicius Miguel defende a interiorização do ensino para aumentar o número de vagas e garantir o acesso à educação
Candidato a Deputado Federal pelo PSB, Vinicius Miguel é a favor de políticas de expansão do ensino para o interior do estado
A interiorização da universidade está entre as principais propostas de Vinicius Miguel, candidato a Deputado Federal pelo PSB, para a educação. Isso porque, além de possuir mais de 10 anos de experiência como professor, ele acredita que todos e todas devem ter acesso ao ensino fundamental, médio, técnico e superior de qualidade e gratuito.
“Quando falamos em políticas de interiorização do ensino superior, estamos falando sobre a expansão da universidade para atender o interior do país e democratizar o ensino para os mais diversos grupos da sociedade”, explicou Vinicius Miguel.
Em 2003, existiam no Brasil 43 campi de universidades federais concentrados no Sudeste, no Sul e no litoral. No ano de 2010 este número subiu para 230 com a adoção de programas de expansão das universidades federais pautados na desconcentração regional e no crescimento interiorizado. Entre 2002 e 2012, as políticas públicas de interiorização do ensino também permitiram que o número de institutos federais saltasse de 140 para 259.
Esse investimento em educação abriu mais vagas, contribuiu para movimentar a economia, aproximou a universidade da sociedade e permitiu a inclusão de grupos antes pouco representados no ambiente acadêmico, como indígenas, negros, moradores da periferia, camponeses e muitos outros.
Em Rondônia houve uma tentativa de implementar um processo de interiorização da universidade federal movido pelo Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia, que dez anos atrás reuniu professores e pesquisadores em um grupo no Facebook para discutir como colocar essa medida em prática no estado.
Após conquistar mais apoiadores com o passar dos anos, o processo foi levado para o Ministério da Educação em 2016 para pedir desmembramento da Universidade Federal de Rondônia e inaugurar uma universidade que contemplaria os campi de Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.
Por conta da crise política e econômica que tomou o Brasil, o projeto de criar uma universidade no interior de Rondônia ficou interrompido. “Para que esse projeto se concretize precisamos de políticos comprometidos com a educação, como é Vinicius Miguel”, acrescentou o professor Gilberto Ribeiro, que participou ativamente do Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia.
“Todos os que sonham com uma universidade própria no interior de Rondônia podem contar com meu apoio”, finalizou Vinicius Miguel.
Fernando Máximo, ex-secretário de Saúde, trabalhou para fechar Hospital do Câncer de Rondônia, denuncia Henrique Prata
Segundo ele, os repasses obrigatórios do Governo do Estado para o Hospital de Amor acumulam atrasos de 19 milhões de reais, atraso que partiu da vontade do gestor Doutor Fernando Máximo”
Anderson Pereira defende implantação de piso máximo salarial entre as polícias penal, civil, militar e bombeiro militar
A proposta de Anderson Pereira visa garantir aos profissionais um subsídio isonômico em todo o território, baseada na remuneração do DF, que hoje é de R$ 8.702.20
Ieda Chaves defende autonomia da cultura e promoção eficiente do setor
Candidata a deputada estadual diz que está ligada a um processo de transformação que já começou
Comentários
E os estudantes brasileiros que estudam na Bolívia e Paraguai ? Porquê é tão difícil revalidar seus diplomas no Brasil? O que o nobre candidato irá fazer por eles, se eleito for?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook