Operação da Polícia Federal resultou em prisão, indiciamentos, autuações de empresas, apreensões e multas

A ação mobilizou 80 policiais federais, além 10 servidores do Ibama e um da Funai, que estiveram nos 12 principais pontos de alertas de desmatamentos existentes no interior da Terra Indígena

Assessoria/Superintendência Regional em Rondônia – Polícia Federal
Publicada em 12 de maio de 2023 às 16:01
Operação da Polícia Federal resultou em prisão, indiciamentos, autuações de empresas, apreensões e multas

Porto Velho-RO. A Operação conjunta entre a Polícia Federal, Ibama e Funai, iniciada nesta quinta-feira, 11/05, para a retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna, resultou em uma prisão em flagrante; indiciamento de 12 madeireiros por crimes ambientais, extração ilegal, usurpação de bens da União, inserção de dados falsos no sistema de controle ambiental e receptação qualificada de madeira de origem ilícita; autuação e suspensão das atividades de 14 empresas; apreensão de  7,4 mil m³ de madeira, com valor aproximado de R$1,2 milhão e aplicação de R$ 1,51 milhão em multas pelo Ibama.

Os Peritos Criminais Federais colheram amostras nos pátios das empresas, tendo constatado possíveis inconsistências entre as espécies de madeiras e a quantidade declarada no Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF).

A ação mobilizou 80 policiais federais, além 10 servidores do Ibama e um da Funai, que estiveram nos 12 principais pontos de alertas de desmatamentos existentes no interior da Terra Indígena, bem como em 20 madeireiras e serrarias que ficam nos entornos, para a identificação de pessoas envolvidas nas atividades de loteamento e comercialização ilegal de terras (grilagem) e em extração ilegal de madeira do interior da Terra Indígena.

A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Polícia Federal extradita procurado pela interpol

Polícia Federal extradita procurado pela interpol

O extraditado, que teve sua prisão preventiva para fins de extradição decretada pela Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, foi preso em 27 de janeiro de 2022, por agentes da Delegacia de Polícia de Imigração da Polícia Federal em Rondônia