OPERAÇÃO MEZILAURUS: Polícia Civil e Ministério Público deflagram operação de combate ao desmatamento ilegal de madeira e à corrupção

Dentre os envolvidos, encontram-se um Vereador, donos de serrarias e um dono de empresa destinada a fiscalização noturna.

Ascom MP-RO
Publicada em 14 de dezembro de 2018 às 15:52
OPERAÇÃO MEZILAURUS: Polícia Civil e Ministério Público deflagram operação de combate ao desmatamento ilegal de madeira e à corrupção

A Polícia Civil do Estado de Rondônia por meio da 1º Delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Guaporé/RO, com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia (1º Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé/RO), do GAECO e do SEDAM, deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro a sete mandados de prisão, sendo eles: cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva, além do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

Para os cumprimentos, foram envolvidos mais de vinte policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, bem como com a participação do Membro do Ministério Público e servidores.

Está sendo atribuído aos investigados, notadamente, a prática dos crimes de associação criminosa, desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, receptação e corrupção ativa, ocorrido na cidade de São Francisco do Guaporé/RO, na Reserva Parque Estadual Serra dos Reis.

Além disso, na quinta-feira, 13 de dezembro, fora realizado a primeira parte da operação, dentro da Reserva Serra dos Reis, com o apoio da Polícia Técnico Cientifica (POLITEC), a qual esteve no local para realizar a constatação dos danos causados pelos infratores.

Dentre os envolvidos, encontram-se um Vereador, donos de serrarias da cidade e um dono de empresa destinada a fiscalização noturna.

Além das acusações de desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, e receptação, recai sobre os investigados a acusação de estarem subornado agente público da área da segurança pública do Estado a fim de que este deixasse de realização a devida fiscalização e libera-se a entrada de caminhões com madeira ilegal na cidade.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas serrarias da cidade e na residência dos envolvidos.

O nome da operação: Mezilaurus faz ilusão ao nome científico da árvore típica da região, conhecida como Itaúba (Mezilaurus itauba), sendo esta a espécie preferida para extração do grupo criminoso. O nome dos envolvidos não foi divulgado, a fim de garantir o sigilo das investigações

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook